Vaivém do mercado, 16 de maio de 2022
Confira as principais novidades deste início de semana no vôlei mundial
– A ponta Ksenia Parubets tem novo time na Rússia. Ela deixou o Uralochka e foi anunciada pelo Lokomotiv Kaliningrado nesta segunda-feira. Foram 14 anos, juntando todas as categorias de base, no antigo clube, até a transferência neste mercado do vôlei. A jogadora tem 27 anos e 1,84m, foi campeã europeia com a seleção russa em 2015 e tem voltado à sua melhor forma depois de uma cirurgia.
– Em entrevista na Rússia, Sergey Tetyukhin confirmou que o ponta polonês Kamil Semeniuk chegou a assinar contrato com o Belogorie Belgorod para a próxima temporada. O acordo, porém, foi rescindido após a guerra com a Ucrânia. A cidade de Belgorod fica próxima da fronteira e é usada como base da Rússia para envio de tropas e equipamentos militares para o front. O futuro do jogador do Zaksa Kedzierzyn-Kozle deve ser o Perugia, da Itália.
– Por falar nele, o vice-campeão italiano Perugia se despediu nesta segunda-feira do ponta/oposto americano Matt Anderson. Tudo indica que o destino dele será a China na temporada 22/23.
– Já o Piacenza parece disposto a montar um supertime para a próxima temporada. Depois de fechar com o brasileiro Lucarelli e o cubano Simon, o clube segue ativo no mercado foca agora em um oposto. De acordo com o Volleynews, o búlgaro Tsvetan Sokolov, do Dínamo Moscou (RUS), foi sondado. Outra opção seria pagar a multa para tirar o holandês Nimir Abdel-Aziz do Modena.
– O Civitanova, depois de perder a poderosa dupla titular, começa a confirmar o elenco. O diretor Beppe Cormio, em entrevista ao Carlino Macerata, garantiu a permanência do ponteiro Osmany Juantorena, 36 anos, e o levantador Daniele Sottile, 42 anos. O time já foi ao mercado no meio de rede, contratando o brasileiro Isac, do Sada Cruzeiro, e o francês Barthélémy Chinenyeze, de Milão.
– O levantador Tomasz Calligaro anunciou o fim da carreira, precocemente, aos 29 anos. Ele defendeu o Monza nas últimas quatro temporadas.
– Já o experiente central Stefano Patriarca, de 34 anos, trocou o Brescia, da Itália, pelo Neftochimik Burgas, da Bulgária.
– O jovem ponta búlgaro Asparuh Asparuhov, de 21 anos, usou as redes sociais para se despedir do Verona (ITA).
– No vôlei feminino italiano, o Bergamo confirmou a renovação do contrato da ponta Emma Cagnin, 19 anos, uma das revelações do país e convocada para a seleção.
– Novidade na Série A na próxima temporada, o Pinerolo oficializou nesta segunda-feira a contratação da central tcheca Veronika Trnkova, de 1,89m e 26 anos. Ela já tem passagem pela Itália na equipe da Roma.
– Na França, o Tours, vice-campeão francês, confirmou a renovação de contrato do ponta argentino Luciano Palonsky por mais um ano.
– Na Alemanha, mais uma renovação de contrato até 2024 no Berlin Recycling Voleys. O ponteiro americano Cody Kessel, no projeto desde 2019, seguirá por mais duas temporadas.