VNL é aberta com mudanças nas regras e na transmissão
Tailândia venceu a Bulgária no primeiro jogo da edição de 2022 da Liga das Nações
A primeira partida da Liga das Nações feminina (VNL) de 2022 aconteceu nesta terça-feira, em Ankara, na Turquia. E a Tailândia saiu de quadra vencedora diante da Bulgária por 3 sets a 0, parciais de 25-20, 25-22 e 25-20.
Para quem acompanhou o jogo, algumas pequenas mudanças na regra e na transmissão chamaram a atenção:
– Pausa técnica no 12º ponto
– Comissões técnicas atrás do árbitro principal (e não mais atrás do assistente)
– Um tempo por equipe em cada set
– Equipes não trocam o lado da quadra após os sets
– Na transmissão internacional, o placar agora fica no parte inferior da tela
Algumas das mudanças foram testadas no Campeonato Mundial de Clubes. O primeiro laboratório realizado pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB) aconteceu na cidade de Betim (MG), durante o torneio masculino vencido pelo Sada Cruzeiro, com aprovação considerável de atletas e comissões técnicas.
Mudanças à parte, a Tailândia foi dominante durante todo o confronto e teve a ponteira Ajcharaporn como destaque, com 20 pontos marcados, 17 deles no ataque. Na sequência apareceu Catchu-On, também ponteira, com 13, mesmo número de Gergana Dimitrova, a melhor búlgara no confronto.
Nos fundamentos, destaque para o bloqueio das asiáticas, com oito acertos, contra apenas três das europeias.
As duas seleções voltarão à quadra na quinta-feira. A Tailândia enfrentará a Sérvia, às 7h (de Brasília), enquanto a Bulgária, às 10h, pegará a Holanda. Os jogos não estão na grade de transmissões do Sportv 2. Vale lembrar que a Volleyball World transmite todas as partidas da VNL em seu serviço de pay-per-view.