Bruninho: a voz da experiência neste novo ciclo olímpico
Perto de completar 36 anos, Bruninho vira referência para os mais jovens
Dono de três medalhas olímpicas, uma delas de ouro, e campeão mundial, o levantador Bruninho é referência na Seleção Brasileira masculina de vôlei. O capitão da equipe de Renan Dal Zotto tem a missão de orientar os mais jovens no início de um ciclo que mira os Jogos Olímpicos de Paris, em 2024. O primeiro passo é nesta quarta-feira, dia 8, na estreia na Liga das Nações diante da Austrália, às 21h. A partida será no ginásio Nilson Nelson, em Brasília, com transmissão do Sportv 2. Os ingressos estão à venda em https://www.eventim.com.br/artist/vnl/
Prestes a completar 36 anos – ele fará aniversário no dia 2 de julho – Bruninho vai para a 16ª temporada com a Seleção.
– O papel de ser um dos mais experientes em quadra é muito importante. Em certos momentos é preciso tranquilizar os mais jovens. Em outros, motivar e dar um gás. Com uma equipe renovada, essa função é fundamental. Alguns estão jogando pela primeira vez a Liga das Nações. Fico muito feliz de ajudar não só dentro de quadra, mas também com essa parte mais sutil, conversando bastante passando a minha vivência, a experiência que tenho dentro da seleção – diz Bruninho, que jogou a primeira competição pela equipe adulta do Brasil em 2006.
– Tive a sorte de iniciar com jogadores de uma geração incrível, como Giba, Serginho, Murilo, Gustavo. O que os mais jovens estão passando hoje, eu passei lá em 2006, na minha primeira Liga Mundial. Lembro que tudo o que eu queria era absorver o máximo de conhecimento deles, e agora tenho a função de passar adiante esse conhecimento.
A estreia na Liga das Nações será diante da torcida brasileira, contra um adversário que requer cuidados.
– O time da Austrália sempre incomoda. Joga bem, tem potencial físico. Pelo que observamos do nosso lado, nos amistosos contra o Japão, precisamos abaixar o número de erros. Será um jogo de estreia, que sempre tem aquele nervosismo. Espero uma partida difícil – diz Bruninho.
Desfalque
O ponteiro Lucarelli sentiu a coxa esquerda e não disputará a primeira etapa da Liga das Nações. Victor Birigui se juntou ao grupo em Brasília na segunda-feira. Além de Birigui e Bruninho, o técnico Renan terá à disposição na etapa o levantador Fernando Cachopa; os opostos Franco e Alan; os centrais Isac, Lucão, Flávio e Aracaju; os ponteiros Rodriguinho, Vaccari e Adriano; e os líberos Thales e Maique.