França vence reservas do Japão e lidera a VNL
Sem vários astros em quadra, França levou a melhor nas Filipinas
O esperado duelo entre França e Japão, neste sábado, pela Liga das Nações masculina (VNL), não teve todo o brilho esperado. O francês Philippe Blain poupou os principais astros japoneses, “facilitando” o trabalho dos campeões olímpicos em Tóquio. No final, vitória francesa por 3 sets a 0, parciais de 25-22, 27-25 e 25-16, nas Filipinas.
O resultado deixa a França na liderança isolada da VNL com seis vitórias em sete jogos, 18 pontos, podendo ser igualado por Polônia e Estados Unidos ainda neste sábado. Já o Japão conheceu a segunda derrota na edição de 2022 e pode cair para o quarto lugar. Veja a classificação da Liga das Nações masculina.
Blain não colocou em quadra Yuji Nishida, Iuki Ishikawa, Masahiro Sekita, entre outros. Sem eles, oportunidade para Tatsunori Otsuka, autor de 15 pontos, Kenta Takanashi, que colaborou com mais 13. No mais, os demais jogadores pouco pontuaram.
Nos fundamentos, goleada francesa no bloqueio (8 a 2) e no saque (5 a 1). O técnico Andrea Giani também fez mudanças na equipe-base. Earvin Ngapeth não foi utilizado. O destaque foi o oposto Jean Patry, com 14 acertos, seguido pelo ponta Trevor Clevenot, com dez.
Neste domingo, a França encerra a segunda etapa da VNL contra a Alemanha, meia-noite (horário da Brasília). Na sequência, o Japão encara a Eslovênia.
Na última etapa da fase de classificação, em dez dias, japoneses e franceses serão adversários da Seleção Brasileira, em Osaka. Ambos já entrarão em quadra com as vagas nas quartas de final muito bem encaminhadas.