Brasil
Home Destaques Brasil bate o Irã e pega a Argentina nas quartas
Destaques - Internacional - Seleção Brasileira - 6 de setembro de 2022

Brasil bate o Irã e pega a Argentina nas quartas


Em franca e notável evolução técnica, tática e emocional, muito diferente do time instável do início da temporada, na VNL, o Brasil derrotou o Irã por 3 sets a 0 – parciais de 25-17, 25-22, 25-23 -, na tarde desta terça-feira, na Polônia, e garantiu vaga nas quartas de final do Campeonato Mundial Masculino de Vôlei. A adversária será a Argentina, quinta-feira, às 12h30! Os atuais medalhistas de bronze na Olimpíada de Tóquio, ano passado – pódio conquistado com uma vitória justamente sobre a Seleção Brasileira – despacharam a Sérvia no primeiro jogo do dia, também em sets diretos. Veja aqui como foi Argentina 3 x 0 Sérvia.

Leal foi o nome do jogo, com 20 pontos em três sets, média de quase 7 pontos por parcial. Cachopa também jogou bem, com segurança, distribuindo com tranquilidade. Thales foi outro destaque, bem no passe e na defesa. Lucarelli sentiu a panturrilha no treino de ontem e foi poupado. Rodriguinho foi para o jogo e atuou com confiança e a agressividade no ataque e no saque, sua marca registrada. O técnico Renan dal  Zotto escalou o Brasil com: Cachopa, Wallace, Flávio, Lucão, Leal, Rodriguinho e Thales. Confira aqui a tabela das quartas de final do Mundial Masculino de Vôlei.

Esse é o melhor momento do Brasil no ano. Cachopa está jogando à vontade, usando bem os meios e acertou a bola com Leal, alta e rápida. Mais confiantes, os jogadores parecem estar também fazendo as pazes com fundamentos como bloqueio e defesa. O bloqueio não pontuou tanto, mas já chega bem nas bolas adversárias e a melhora na defesa certamente tem a ver com a melhora no bloqueio.

O semblante está mais leve. Bruninho, campeão de tudo na carreira, tem tido importante atuação fora de quadra, incentivando o time e com uma postura de um verdadeiro capitão. Perdeu a posição para Cachopa, em melhor forma técnica no momento, mas segue fiel ao grupo, como, aliás, sempre demonstrou ser. Atitude louvável do número 1 do Brasil.

Na próxima quinta-feira, a expectativa é de um Brasil em evolução contra uma Argentina que também precisou evoluir. O time do técnico Marcelo Mendes estava perto de ser eliminado na fase classificatória, quando perdia para o Egito por 2 a 1, mas se superou, se classificou e fez uma bela partida hoje contra a Sérvia.

A derrota na disputa do bronze na Olimpíada de Tóquio ainda está engasgada. Leal espera um jogo difícil.

– Vai ser um bom jogo. Eles (argentinos) estavam quase mortos na Eslovênia (na fase classificatória) e chegam bem. Nós estamos evoluindo a cada jogo -, disse o ponteiro brasileiro em entrevista ao SporTV após a partida.

Quartas de final

As quartas de final do Mundial começam nesta quarta-feira. Em Ljubljana, na Eslovênia, a Itália enfrenta a França, ás 12h30 e os donos da casa recebem a Ucrânia, às 16h. Na quinta-feira, depois de Brasil x Argentina às 12h30, em Gliwice, na Polônia, os anfitriões duelam contra os Estados Unidos, às 16h. Todos os confrontos serão transmitidos pelo SporTV. O jogo do Brasil também terá transmissão sem imagens no canal do Web Vôlei no Youtube.