Eslovênia reage e avança à semi do Mundial
Cebulj foi o grande destaque da vitória eslovena sobre a Ucrânia
Delírio em Ljubljana. Na Arena Stozice lotada, nesta quarta-feira (7/9), a Eslovênia carimbou o passaporte para as semifinais do Campeonato Mundial masculino de vôlei. De virada, vitória sobre a Ucrânia por 3 sets a 1, parciais de 18-25, 26-24, 25-19 e 25-23.
Em busca de uma inédita vaga na decisão, a seleção eslovena duelará com a Itália, responsável por eliminar a França. O duelo será no próximo sábado, em Katowice, na Polônia, com horário a ser oficializado pela Federação Internacional.
Mas a tarefa da Eslovênia foi muito complicada. Os ucranianos fizeram um primeiro set de almanaque: bem no bloqueio, com Plotnytskyi brilhando no ataque e no saque, e com volume de jogo. O ginásio, durante quase meia hora, ficou calado para acompanhar o show dos visitantes.
O técnico Gheorghe Cretu, ainda no primeiro set, colocou Ropret no lugar de Vincic no levantamento. Quem estava dando um enorme prejuízo era o oposto Toncek Stern. Zerado no ataque após dez tentativas, ele foi substituído apenas na metade da segunda parcial pelo ponteiro Rok Mozic.
E com esta formação a Eslovênia começou a reagir, liderada pelo ponteiro Cebulj. Foram 23 pontos do camisa 18, 19 deles no ataque. Urnaut colaborou com mais 11. O maior pontuador do confronto foi Plotnytskyi, com 30: 21 no ataque, quatro no bloqueio e cinco no saque. Ele teve uma incrível passagem pelo saque no 19-24 do quarto set, quase fazendo a Ucrânia empatar uma parcial perdida.
Eslovênia: Vincic, Toncek Stern, Cebulj, Urnaut, Kozamernik, Pajenk e Kovacic (líbero). Entraram: Ropret, Mozic. Técnico: Gheorghe Cretu.
Ucrânia: Shchytkov, Tupchii, Plotnytskyi, Kovalov, Semeniuk, Drozd e Kanaiev (líbero). Entraram: Kisiliuk, Synytsia, Poluian. Técnico: Ugis Krastins.