Carol Gattaz Brasil
Home Seleção Brasileira Brasil perde de virada para a Alemanha
Seleção Brasileira - 17 de setembro de 2022

Brasil perde de virada para a Alemanha

As duas seleções voltarão a se enfrentar na próxima segunda-feira


Festa das donas da casa em Berlim, neste sábado. O Brasil perdeu para a  Alemanha, na preparação para o Campeonato Mundial feminino de vôlei, a partir da próxima semana. Triunfo no amistoso por 3 sets a 2, parciais de 23-25, 16-25, 25-21, 25-19 e 15-13.

Na véspera, em Kienbaum, em um jogo-treino combinado para acontecer em cinco sets, a vitória da Seleção Brasileira aconteceu com outro 3 a 2. Na segunda-feira, as duas equipes voltarão a duelar na última atividade antes da viagem para o Mundial.

José Roberto Guimarães repetiu a escalação de sexta-feira, reforçando assim a ideia de já ter definido a equipe-base para o início do principal compromisso da temporada. Rosamaria é a escolhida para a ponta ao lado da capitã Gabi. Por ter jogado pouco nos últimos meses por conta da fascite plantar, a oposta ainda se ressente de ritmo e ainda precisa de maior regularidade no passe.

Um ponto a destacar sobre o funcionamento do sistema de jogo do Brasil é uma sintonia melhor de Macris com as centrais. Com Carol Gattaz a dupla já é internacionalmente reconhecida. Fluíram também as ações ofensivas com Carol. Por falar nas meios de rede, o bloqueio apareceu bem principalmente na metade final do segundo set e na reta final do tie-break.

Na primeira parcial perdida, o Brasil viu os números de efetividade no passe, no ataque e no bloqueio caírem. A oposto Drewniok passou a desequilibrar ofensivamente para as donas da casa, fazendo o amistoso se alongar. No quarto set, Zé Roberto testou uma nova formação após a Alemanha voltar a abrir frente, com Lorenne, Roberta, Tainara e Julia Kudiess. Depois de uma reação inicial, a instabilidade no passe e os erros do Brasil fizeram a decisão acontecer no tie-break.

Para o set final, nova formação, com Roberta, Tainara e Júlia como titulares. Com a Alemanha vencendo por 7 a 4, o técnico fez a inversão com Macris e Lorenne, na sequência colocando Pri Daroit. No 8-10, ele voltou o trio inicial. E daí em diante o bloqueio brasileiro reapareceu para fazer o jogar empatar em 11. Mas o time visitante desperdiçou contra-ataque para virar, voltou a errar no passe e acabou perdendo de virada.

Brasil: Macris, Kisy, Gabi, Rosamaria, Carol, Carol Gattaz e Nyeme (líbero). Entraram: Lorenne, Roberta, Julia Kudiess, Tainara e Pri Daroit. Técnico: José Roberto Guimarães.

Alemanha: Kastner, Drewniok, Janiska, Orthmann, Weitzel, Cekulaev e Pogany (líbero). Entraram: Strubbe, Emonts, Alsmeier. Técnico: Vital Heynen.

Veja no YouTube do Web Vôlei a análise de Daniel Bortoletto, Gurja e Bruno Souza