Estados Unidos vence na estreia da nova formação
Frantti foi a maior pontuadora no duelo contra o Cazaquistão
As americanas, atuais campeãs olímpicas, estrearam com vitória, neste sábado, no Campeonato Mundial, matando um pouco da curiosidade após as surpresas na convocação final de Karch Kiraly. Em Aachen, na Holanda, os Estados Unidos bateram o Cazaquistão em sets diretos: 25-16, 25-13 e 25-22.
A equipe americana é uma das que mais desperta interesse e, para muitos, é a principal favorita ao título, mesmo com as alterações recentes. Sem a dupla de ponteiras consolidada no último ciclo, as principais alterações dos Estados Unidos aconteceram na posição. Com a aposentadoria da ex-capitã e MVP olímpica, Jordan Larson e, a pausa na carreira de Michelle Bartsch-Hackley, a formação titular foi formada por Alexandra Frantti e Kelsey Robinson (agora Cook após o casamento). A levantadora Poulter colocou as extremas para jogo e elas acabaram saindo com os melhores números: Frantti e Robinson anotaram 14 e 12 acertos, respectivamente. A oposto Andrea Drews também teve pontuação destacada, com outros 13.
Vale lembrar que Hill também deixou a seleção após Tóquio, enquanto Plummer ficou fora do Mundial após uma VNL muito irregular. Por falar em baixas, a campeã olímpica Jordan Thompson é outra ausência.
Pelo Cazaquistão, Nikitina somou 10 pontos e foi a máxima pontuadora da equipe. Confira os números da partida:
Estados Unidos x Cazaquistão
Ataques: 47 — 24
Aces: 6 — 2
Bloqueios: 5 — 3
Erros: 22 — 17
Como esse foi o primeiro jogo disputado do Grupo C, as americanas assumem a liderança do grupo que ainda conta com Alemanha, Bulgária Canadá e Sérvia. A primeira rodada do grupo será finalizada neste domingo com Alemanha x Bulgária, às 14h (de Brasília), e Canadá x Sérvia, às 15h.
Por Robson Leal, em colaboração ao Web Vôlei