Fedorovtseva brilha em título do Fener
Partida marcou a estreia de Macris com a camisa do Fenerbahce
O primeiro título da temporada 2022/2023 na Turquia é do Fenerbahce. Neste sábado, em Istambul, vitória sobre o Vakifbank por 3 sets a 0, parciais de 25-23, 25-21 e 25-21, valendo a Supercopa Turca, com show de Fedorovtseva.
O caneco é o primeiro da levantadora Macris no Fener. Por conta da limitação de estrangeiras em quadra (três), Zoran Terzic iniciou a final com a brasileira no banco de reservas. As russas Fedorovtseva e Lazareva, além de Ana Cristina, foram as titulares. A entrada da Fada Vegana aconteceu com o Fenerbahce perdendo o segundo set por 16 a 13. E ela ajudou na construção da virada, inclusive deixando seus pontinhos nas largadas de segunda.
A entrada de Macris forçou a saída de Ana Cristina, substituída por Ismailoglu. E a jovem ponteira não vinha mal na partida, com bom aproveitamento no passe e seis pontos de ataque. O grande nome do Fener foi Fedorovtseva, autora de 19 pontos, sendo seis deles no saque, numa atuação impressionante no fundamento. Ela ganhou o prêmio de MVP.
Pelo Vakif, Guidetti usou a estreante Egonu, a capitã Gabi e Daalderop como as estrangeiras. A holandesa teve uma atuação bem aquém do esperado. Já a italiana terminou como maior pontuadora, com 22 pontos, mas cometeu erros em momentos decisivos, como no fim do terceiro set. Gabi, sem ser muito acionada no ataque, fez seis, mas teve boa colaboração no passe e na defesa.
Campeão de tudo na temporada passada, o Vakif já não conseguirá repetir o mesmo desempenho em 2022/2023.
Fenerbahce: Unal, Lazareva, Ana Cristina, Fedorovtseva, Erdem, Kalac e Orge (líbero). Entraram: Avci, Macris, Ismailoglu. Técnico: Zoran Terzic.
Vakifbank: Ozbay, Egonu, Gabi, Daalderop, Gunes, Akman e Aykac (líbero). Entraram: Gulubay, Carutasu, Ogbogu, Cebecioglu. Técnico: Giovanni Guidetti.