Arena Verona Campeonato Europeu
Home Internacional Campeonato Europeu tem palco de abertura revelado
Internacional - 17 de novembro de 2022

Campeonato Europeu tem palco de abertura revelado

Primeiro jogo acontece no dia 15 de agosto, na Arena de Verona


A Confederação Europeia de Voleibol (CEV) anunciou nesta quinta-feira (17) a Arena de Verona, um dos principais pontos turísticos da cidade italiana, como palco de abertura do primeiro jogo do Campeonato Europeu Feminino de 2023. A última vez que o local recebeu um evento esportivo internacional foi em 1988, um jogo entre Estados Unidos e União Soviética.

A tabela ainda não foi desmembrada pela Confederação, mas o primeiro jogo está marcado para o dia 15 de agosto, uma terça-feira. Fato é que o torneio bienal terá 24 seleções, divididas em quatro grupos de seis, com as 16 melhores equipes avançando.

Os países sede também são os cabeças de chave: Bélgica, Itália, Alemanha e Estônia, respectivamente. Houve um sorteio na última quarta-feira (16). A final e a disputa do terceiro lugar estão marcados para o dia 3 de setembro.

O local existe há cerca de dois mil anos e está, aos poucos, voltando a ter protagonismo. Em 2020, por exemplo, a Supercopa Masculina da Itália foi disputada na Arena de Verona. O título ficou com o Perugia, que aplicou 3 a 2 no Lube Civitanova na final. A competição teve ainda Trentino e Modena.

A Arena de Verona ainda vai receber a cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Inverno, de Milão-Cortina, em 2026. Giuseppe Manfredi, presidente da FIPAV, a Federação Italiana de Voleibol, celebrou a notícia.

“Estou obviamente feliz com o anúncio de hoje. Há muitos anos a federação tenta trazer uma partida de vôlei de volta a um cenário único no mundo como o da Arena de Verona. Só tenho a agradecer”, comentou.

O Campeonato Europeu existe desde 1949 e tem a Rússia como maior campeã, com 19 títulos. A Itália, atual vencedora, tem três taças. Além de 2021, as italianas também ganharam em 2007 e 2009.

Confira como ficaram os grupos do Campeonato Europeu Feminino de 2023:

Grupo A: Bélgica, Eslovênia, Sérvia, Polônia, Ucrânia e Hungria
Grupo B: Itália, Romênia, Bulgária, Croácia, Bósnia e Suíça
Grupo C: Alemanha, Azerbaijão, Turquia, República Tcheca, Suécia e Grécia
Grupo D: Estônia, Finlândia, Holanda, França, Eslováquia e Espanha

As oitavas e as quartas de final serão disputadas em dois países: Bélgica e Itália. Já as semifinais e finais serão todas alocadas em Bruxelas (BEL).