Minas
Home Destaques Julia Kudiess desequilibra e Minas bate o Barueri
Destaques - Superliga - 25 de novembro de 2022

Julia Kudiess desequilibra e Minas bate o Barueri

O Gerdau Minas derrotou o Barueri por 3 sets a 1, fora de casa, depois de duas derrotas seguidas


Com uma atuação memorável da central Julia Kudiess, o Gerdau Minas derrotou o Barueri por 3 sets a 1 – parciais de 27-25, 25-16, 20-25, 25-22 -, na noite desta sexta-feira, no ginásio José Correia, pela sexta rodada do turno da Superliga Feminina de Vôlei 2022/21, e se recuperou das duas derrotas consecutivas sofridas na competição nas últimas rodadas – para Osasco/São Cristóvão Saúde e Dentil/Praia Clube.

Com o resultado, o Minas reassumiu a vice-liderança da Superliga, com 13 pontos (4 vitórias e 2 derrotas), três pontos atrás do líder invicto Praia (6 vitórias em 6 jogos). Sesi Bauru, com 13 pontos e Fluminense (12) completam o G4. Veja aqui a classificação.

Com 21 pontos (15 de ataque, 4 de bloqueio e 2 de saque), Julia Kudiess foi de longe o destaque do Minas nesta noite e, merecidamente, faturou o Troféu Viva Vôlei. Peña terminou o jogo com 17 acertos e Kisy com 15. Thaisa, que ainda busca melhor entrosamento com a levantadora Pri Heldes, fez 10 pontos (6 de ataque, 3 de bloqueio e 1 de saque). Os destaques do Barueri foram a oposta Maiara Basso (maior pontuadora da Superliga), com 19 pontos, seguida pela central Larissa, que fez 13.

– Fico muito feliz porque eu estou construindo até aqui. Quero agradecer a Pri (Heldes) pela confiança – disse a central de 19 anos.

O técnico do Minas, Nicola Negro, não contou com duas titulares esta noite, ambas vice-campeãs mundiais com a Seleção Brasileira em outubro. Carol Gattaz e Pri Daroit foram poupadas para as entradas de Julia Kudiess e Luiza Vicente, respectivamente. Pri Heldes, criticada nas duas derrotas sofridas pelo time mineiro nas duas últimas rodadas, foi mantida no time titular. A dificuldade em acertar a bola com a bicampeã olímpica Thaisa, no entanto, persiste.

O Minas abriu 2 a 0 com parciais distintas. Na primeira, começou atrás, precisou correr atrás do placar e virou em 20 a 17. O time sentiu dificuldade na sua virada de bola e o Barueri virou para 21 a 20, obrigando o Nicola Negro a queimar seu segundo tempo técnico. Com dois erros da ponteira Maiara Basso – que até então não tinha cometido falhas na partida -, as mineiras venceram o set por 27 a 25.

O time paulista começou mal a segunda parcial, errando passe e sem conseguir jogar com as suas centrais. Diana tinha apenas um ponto no jogo e ainda assim era de bloqueio. Sem dificuldade e com Pri Heldes distribuindo bem, o Minas venceu por 25 a 16.

Barueri começou o terceiro set de forma arrasadora: 4 a 0. Ampliou para 6 a 1 e, forçando o saque, colocou o time do Minas em dificuldade. O saque das mineiras, por outro lado, caiu de produção. Pri Heldes seguiu com dificuldades de jogar com Thaisa e Luiza Vicente não conseguia virar com eficiente. Mais agressivo, Barueri administrou a boa frente imposta no início da parcial e venceu por 25 a 20.

O Minas abriu logo 3 a 0 no quarto set e parecia encaminha a vitória. Mas, Barueri reagiu e deu trabalho. O Minas abusou dos erros de saque e da tomada de decisão em alguns contra-ataques. Julia Kudiess foi fundamental nos momentos decisivos. Thaisa fez o ponto que virou o jogo no set: 22 a 21. Apesar de ceder 27 pontos em erros, as minastenistas foram mais eficientes na hora de decidir e ganharam a parcial, fechando o jogo em 3 a 1.

Dois jogos abriram a rodada da Superliga Feminina nesta sexta-feira. No Ginásio Sesi Taguatinga, o Sesi Bauru derrotou o Brasília por 3 a 1 e se manteve no G4. No Rio de Janeiro, o Fluminense superou o Pinheiros em sets diretos e voltou a figurar entre as quatro melhores equipes da tabela. Confira aqui a classificação da Superliga.

O Minas volta a jogar na próxima quarta-feira, contra o Fluminense, na Arena Uni-BH, em Belo Horizonte (MG), pela sétima rodada, às 19h30, com transmissão pelo Canal Vôlei Brasil. O Barueri enfrenta o Energis 8 São Caetano, quinta-feira, às 19h, no ginásio Milton Feijó, em São Caetano do Sul (SP), pela sétima rodada, às 19h, com transmissão pelo Canal Vôlei Brasil. Confira aqui os jogos de vôlei que serão transmitidos nesta semana.