Perugia Giannelli
Home Mundial de Clubes Trentino busca o hexa. Perugia quer título inédito
Mundial de Clubes - 11 de dezembro de 2022

Trentino busca o hexa. Perugia quer título inédito


Perugia e Trentino fazem, neste domingo, às 16h, a final do Campeonato Mundial de Clubes Masculino de Vôlei de 2022. Os dois times italiano eliminaram os brasileiros Itambé Minas e Sada Cruzeiro nas semifinais de sábado, confirmando o favoritismo e o abismo técnico que existe hoje entre o voleibol dos dois países na atualidade. Os gigantes europeus venceram seus jogos contra os mineiros por 3 a 0 com facilidade e um jogo muito agressivo para cima de dois dos maiores clubes da nossa Superliga.

O Perugia, do central brasileiro Flávio, do ponteiro cubano naturalizado polonês Leon e do levantador italiano Giannelli – atual campeão mundial em setembro deste ano – busca um título inédito. A equipe está invicta na temporada. Lidera o Campeonato Italiano com 11 vitórias, ganhando todos os seus jogos por 3 a 0 ou 3 a 1, foi campeão da Supercopa Italiana em outubro e venceu suas três partidas pela Champions League até agora.

O Trentino é o maior vencedor da história dos Mundiais de Clube, com cinco conquistas no seu currículo. Foi campeão nas edições de 2009, 2010, 2011, 2012 e 2018. Ano passado, foi eliminado pelo Sada Cruzeiro na semifinal e ficou com o bronze, Em 2021, o time mineiro conquistou o seu quarto título derrotando o Civitanova na decisão.

Os clubes italianos têm 10 títulos mundiais na sua história. Além dos cinco do Trentino, foram campeões o Parma (1989), o Milano (1990 e 1992), o Porto Ravena (1991) e o Civitanova (2019). O segundo país com mais títulos na história é o Brasil com o tetracampeonato do Sada Cruzeiro.