Minas
Home Destaques Minas abre returno da Superliga com vitória
Destaques - Superliga - 5 de janeiro de 2023

Minas abre returno da Superliga com vitória

Duelo entre Itambé Minas x Brasília foi o primeiro da Superliga em 2023


O Itambé Minas ganhou o primeiro jogo da Superliga masculina em 2023. Na noite desta quinta-feira (5/1), na Arena UniBH, em Belo Horizonte, o time da casa superou o Brasília por 3 sets a 0, parciais de 25-20, 25-23 e 25-22. O Troféu VivaVôlei ficou com o levantador Resley.

O resultado faz o Minas ganhar uma posição, saltando do quarto para o terceiro lugar na classificação da Superliga, com 23 pontos, deixando o Sesi para trás, com 20. Já Brasília, com seis pontos, segue em 11º, na zona do rebaixamento.

É preciso explicar uma situação para evitar confusões. O jogo desta quinta-feira foi válido pela primeira rodada do returno, mesmo com o Minas tendo uma partida a realizar no turno, diante do Rede Cuca. Desta forma, os três pontos não “contam” para a definição das posições para a Copa Brasil, competição com os oito melhores do turno da Superliga.

Antes do jogo, Nery Tambeiro falou sobre dar tempo em quadra para Elian, “após um crescimento do cubano desde o Mundial”. A regularidade na posição vem sendo uma busca minastenista, com muitas oscilações na sequência de resultados negativos que o time acumulava. O domínio do Minas na partida começou depois do quinto ponto, quando Brasília passou a errar bastante. Os visitantes, que vinham de vitória sobre a Apan/Eleva, não conseguiram manter um padrão de jogo constante, permitindo certa comodidade para o Minas.

No segundo set, o Minas voltou com Resley e Paulo nos lugares de William e Leandro Vissotto, respectivamente. Um descanso já programado para os veteranos. Brasília, desta vez, com um saque mais eficiente, fez a parcial ficar equilibrada por mais tempo, com empate até o 13º ponto. O Minas chegou a abrir três, mas o saque brasiliense voltou a fazer efeito,  em passagem de Geovane, com novo empate em 18. Mas os erros na reta final custaram caro para o time do Distrito Federal.

Mudança no terceiro set no Brasília, com o experiente oposto Renato no lugar de Vitão. E mais uma vez, equilíbrio. Com Elian sendo a bola de segurança e maior pontuador do duelo (12 acertos), o Minas evitou uma reação dos rivais para fechar em 3 sets a 0.  A destacar ainda os dois cartões vermelhos recebidos pelos time visitante, após reclamações com a arbitragem.