Vôlei fica “fora” de prêmio do COB e perde chance do bi
Fernanda Garay foi eleita a Atleta da Torcida em premiação do COB em 2021
O Comitê Olímpico do Brasil (COB) anunciou neste domingo (15/1), os indicados de duas das principais categorias do Prêmio Brasil Olímpico (PBO) 2022. Os vencedores do Atleta da Torcida e do Prêmio Inspire serão escolhidos pelo público através do site https://pbo.cob.org.br. A votação fica aberta até momentos antes do final da cerimônia de gala do esporte brasileiro, que acontece no dia 2 de fevereiro, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. E desta vez sem a presença do vôlei.
Para concorrer ao Atleta da Torcida, o COB selecionou destaques de 2022 e com forte engajamento nas redes sociais. Estão na disputa: Alison dos Santos (atletismo), Ana Marcela Cunha (águas abertas), Arthur Nory (ginástica artística), Hugo Calderano (tênis de mesa), Marcus D´Almeida (tiro com arco), Rafaela Silva (judô), Rayssa Leal (skate) e Rebeca Andrade (ginástica artística). Em 2021, Fernanda Garay, craque do vôlei nacional que tirou um ano sabático, levou o prêmio com direito a votação recorde, registrando 42,5% dos 395 mil votos.
– Chegou a hora de o público escolher seus atletas favoritos no Prêmio Brasil Olímpico. Temos grandes nomes que brilharam neste ano em que o Brasil foi muito bem nos campeonatos mundiais. Será uma disputa muito acirrada, pois são atletas espetaculares, carismáticos e que possuem muitos seguidores nas redes sociais – afirma Paulo Wanderley, presidente do COB.
Oferecido pela Riachuelo, o Prêmio Inspire foi criado para homenagear a atleta mais inspiradora do ano. Nesta categoria disputam o troféu as seguintes representantes do esporte feminino nacional: Ana Marcela Cunha, Bia Haddad Maia (tênis), Mayra Aguiar (judô), Rafaela Silva e Rebeca Andrade.
– O foco do Prêmio Inspire não é apenas enaltecer os feitos esportivos, mas sim ressaltar a trajetória destas grandes mulheres, que são exemplos para a juventude. Inspirar vai muito além do pódio. É sobre potencial – destaca o dirigente.
Maior premiação do esporte brasileiro, o PBO chega a 23ª edição para celebrar os atletas que brilharam em 2022, quando conquistaram 23 medalhas em Mundiais ou competições equivalentes, considerando somente provas olímpicas, e lideraram o quadro de medalhas nos Jogos Sul-Americanos de Assunção.
Além do Atleta da Torcida e do Prêmio Inspire, serão revelados na noite de gala os Melhores Atletas do Ano, no feminino e no masculino, escolhidos por um Colégio Eleitoral formado por jornalistas, dirigentes, Comissão de Atletas do COB, patrocinadores, ex-atletas e personalidades do esporte. Em 2021, os vencedores foram Isaquias Queiroz (canoagem velocidade) e Rebeca Andrade, campeões olímpicos em Tóquio 2020.
Serão homenageados ainda os melhores em cada uma das modalidades olímpicas e sul-americanas, os destaques dos Jogos da Juventude de Aracaju, dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim e dos Jogos Sul-Americanos da Juventude de Rosário, além dos Melhores Técnicos do Ano. Por fim, haverá a entrega do Troféu Adhemar Ferreira da Silva, que tem como objetivo homenagear atletas e ex-atletas que representem os valores que marcaram a carreira e a vida do bicampeão olímpico no salto triplo.
Vencedores do Atleta da Torcida
2014 – Flávia Saraiva (ginástica artística)
2015 – Thiago Pereira (natação)
2016 – Rafaela Silva (judô)
2017 – Caio Bonfim (atletismo)
2018 – Henrique Avancini (ciclismo MTB)
2019 – Hugo Calderano (tênis de mesa)
2021 – Fernanda Garay (vôlei)