Perugia Índia
Home Coluna Perugia assombra Itália com “título” muito antecipado
Coluna - Destaques - Internacional - 23 de janeiro de 2023

Perugia assombra Itália com “título” muito antecipado

Time italiano não sabe o que é perder na temporada após 28 jogos


Ainda faltam seis rodadas para o fim do returno do Campeonato Italiano masculino 2022/2023. E, mesmo com 18 pontos em disputa, o Perugia não tem como mais ser alcançado na liderança.

Neste fim de semana, o campeão mundial derrotou, fora de casa, o então vice-líder Modena por 3 sets a 1 (23-25, 25-23, 25-16 e 25-18), chegando a 48 pontos. Campanha perfeita do Perugia, com oito triunfos em sets diretos e outros oito por 3 a 1.

A distância para os principais perseguidores chegou a 19 pontos: Trentino e Modena somam 29. Desta forma, o time de Leon, Semeniuk, Giannelli, Flávio & Cia. já garantiu o primeiro lugar e a possibilidade de enfrentar o oitavo colocado nos playoffs.

E qual o segredo do time que ainda não sabe o que é perder incluindo Champions, Mundial e também Supercopa, somando 28 vitórias seguidas? O elenco de altíssimo nível muito bem gerenciado.

Andrea Anastasi tem muito mérito pela gestão do grupo. Raramente ele repete a escalação. Assim, ele não sobrecarrega fisicamente os principais nomes. E, mesmo rodando demais os atletas entre as rodadas, o nível de atuação não oscila tanto. Mais um ponto para o treinador italiano.

Herrera quase sempre dá conta do recado no lugar de Rychlicki. Plotnytskyi é reserva apenas por ter Leon e Semeniuk como “rivais”. Flávio, Russo e Solé se alternam no meio de rede com o mesmo nível. Cardenas é ótima arma para entrar no saque, enquanto Ropret e Piccinelli deram conta do recado quando tiveram a tarefa de substituir Giannelli e Colaci. Com isso, um jogo com poucas brechas para os rivais.

Caso o Perugia siga com um elenco saudável nos próximos meses, o vôlei corre o risco de ver um campeão invicto de tudo no masculino.

Por Daniel Bortoletto

Plotnytskyi: vôlei para “esquecer” guerra na Ucrânia