Duda e Ana Patrícia fecham preparação para temporada
Duda e Ana Patrícia disputarão o "Finals" a partir desta quarta
O primeiro compromisso do ano de Duda e Ana Patrícia é reflexo do que elas fizeram em 2022. A partir desta quarta (26), as campeãs mundiais disputam em Doha, no Qatar, o “Finals”. A competição reúne as oito melhores duplas da última temporada.
O torneio é um esquenta para o desafio maior deste ano: o início da corrida olímpica que definirá os representantes brasileiros nos Jogos Olímpicos de Paris-2024. E foi com uma temporada de treinos no Centro de Treinamento da CBV que Duda e Ana Patrícia encerraram a preparação.
– É sempre bom voltar a treinar, ainda mais para um ano tão desafiador. A pré-temporada é difícil e estar em Saquarema é sempre especial, por lembrarmos de muitos momentos especiais que vivemos aqui. O título do Mundial foi importante, porque no início do ano passado ainda estávamos nos ajustando como dupla. Essa conquista fez com que acreditássemos ainda mais no nosso potencial – diz Duda.
Duda, Ana Patrícia e a comissão técnica passaram nove dias em Saquarema. Parte física, tática e técnica foram trabalhadas na estrutura de 108 mil metros quadrados do local.
– Ao contrário do que aconteceu em 2022, já vamos viajar para o Finals na terceira semana de trabalho. O primeiro foco do trabalho foi Doha, e depois iniciaremos um novo processo – explica o técnico Lucas Palermo.
Mais título a caminho?
No primeiro ano da retomada da dupla, o título mundial fez com que Ana Patrícia e Duda fossem escolhidas pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) como as melhores atletas de vôlei de praia de 2022. E para este ano, Ana Patrícia garante que a dupla do Praia Clube quer mais:
– É um ano desafiador, com muitas duplas empenhadas em conquistar as vagas olímpicas. Mas estamos focadas e esse é um dos nossos objetivos – comentou.
No “Finals”, o Brasil também será representado por George/André, Renato/Vítor Felipe entre os homens e Carol Solberg/Bárbara Seixas com as mulheres. Oliveira Neto, preparador físico de Duda e Ana Patrícia, destaca a importância de cada fase da preparação para uma temporada tão intensa.
-É um projeto de longo prazo. 2022 foi um ano de diagnóstico, preparação e construção de uma base. Agora, tivemos um momento importante para entender como elas voltaram do período de férias e para construir treinos adequados para cada uma. É um ano desafiador. Todas as equipes vão ter muito trabalho – explica.