Duplas brasileiras encaram três etapas seguidas em casa
Com a corrida olímpica no radar, equipes têm sequência pelo Circuito Mundial em solo verde e amarelo
No ano de largada da corrida olímpica do vôlei de praia rumo a Paris 2024, as duplas brasileiras terão uma sequência de oportunidades de somar pontos em areias bem conhecidas. Nas próximas quatro semanas, o Brasil vai sediar três etapas do Circuito Mundial: os Challenges de Itapema (SC) e de Saquarema (RJ), e o Elite de Uberlândia (MG).
O Challenge de Itapema começa nesta quinta-feira (06.04) e vai até domingo (09.04) na arena montada na Meia Praia. De lá, a competição segue para o Rio de Janeiro, onde Saquarema recebe o Challenge de 13 a 16 de abril. O Elite de Uberlândia acontece de 26 a 30 de abril.
– As etapas do Circuito Mundial no Brasil são uma oportunidade única para nossas equipes pontuarem no ranking justamente em um momento tão importante como a corrida olímpica. Além disso, uma etapa local gera mobilização da torcida, o que provoca interesse e crescimento da modalidade. O evento aproxima fãs e ídolos, movimenta a economia das cidades sede e gera divulgação turística internacional. Por tantos pontos positivos no esporte e fora dele, a CBV trabalha para que os grandes eventos sempre passem pelo Brasil. Este ano, teremos três etapas do Circuito Mundial em cidades brasileiras, uma a mais que na temporada passada – explica Guilherme Marques, gerente de vôlei de praia da CBV.
A comissão técnica permanente da CBV também acompanhará as etapas de perto, com o supervisor técnico Leandro Brachola e o fisiologista Helvio Affonso em Itapema. Por estarem entre as três primeiras duplas brasileiras mais bem colocadas no ranking da FIVB, as duplas Bárbara Seixas/Carol Solberg, Talita/Thâmela, Andressa/Vitória, André/George, Vitor Felipe/Renato e Evandro/Arthur Lanci tiveram suas despesas de transporte, alimentação e hospedagem custeadas pela CBV.
Serão 17 duplas brasileiras na etapa de Itapema: Bárbara Seixas/Carol Solberg, Andressa/Vitória, Talita/Thâmela, Taiana/Hegê, Tainá/Vic, George/André, Vitor Felipe/Renato e Evandro/Arthur Lanci estão garantidos no torneio principal. Josi/Carol Goerl, Carol Horta/Ana Luiza, Carol Sallaberry/Larissa, Talita Simonetti/Teresa, Rosimeire Lima/Julhia, Saymon/Vinicius, Alison/Oscar, Arthur/Adrielson e Gabriel Santiago/Felipe Alves disputam o qualifying.
– É sempre bom voltar a ter tantas etapas aqui no Brasil, contar com a torcida do povo brasileiro é sempre importante. Em Saquarema vou estar em casa, entre aspas. Minha família e meus amigos vão lá acompanhar. É um ano diferente, ano de corrida olímpica e pensando também na classificação para a Copa do Mundo – destacou Evandro.
A corrida olímpica no vôlei de praia começou no dia 1º de fevereiro deste ano e só termina no dia 9 de junho de 2024, de acordo com os critérios estabelecidos pela FIVB e também pela CBV.