Suzano faz história ao sair da Superliga B e ir à semi na elite
De volta à elite da Superliga este ano, o Suzano fez uma campanha de superação para garantir vaga entre os quatro primeiros
Dono de uma campanha elogiável nesta temporada, o Suzano, que retornou à elite do vôlei brasileiro este ano, ao ser campeão da Superliga B, dando voz novamente ao projeto vitorioso dos anos 90, está na semifinal da Superliga Masculina 2022/23. Sétimo colocado na classificação geral, o time comandado pelo técnico Marcos Miranda, voltou a derrotar o Vedacit Guarulhos – que terminou o returno na vice-liderança – por 3 set a 2 – parciais de 25-22, 15-25, 25-23, 22-25, 15-9 -, na noite desta quarta-feira, no ginásio da Ponte Grande, em Guarulhos (SP), repetindo o placar do primeiro confronto, semana passada, em Suzano, e fechando a série melhor de três das quartas de final em 2 a 0. O adversário do Suzano na semi sairá do confronto entre Itambé Minas e Sesi.
O oposto do Suzano, Guilherme Sabino, foi o maior pontuador da partida, com 31 pontos (30 de ataque e 1 de bloqueio), seguido pelo ponteiro Daniel Muniz, com 20 pontos (16 de ataque, 2 de saque e 2 de bloqueio). Sabino ficou com o Viva Vôlei. Apesar de ter entrado apenas no segundo set, o ponteiro Lucas Tcho Tcho foi o maior pontuador do Vedacit Guarulhos, com 24 acertos, todos de ataque. Maior pontuador da Superliga, o oposto Franco marcou 19 vezes (17 de ataque, 2 de bloqueio).
Logo no início da partida, o Suzano sofreu uma baixa. O líbero Diego se machucou ao tentar salvar uma bola que espirrou, trombou no banco de reservas do adversário e teve de ser substituído. Taichi entrou e ficou até o final, com Diego fazendo algumas entradas. O time, no entanto, não se abalou e venceu o primeiro set. No segundo, chegou a abrir quatro pontos, mas o Vedacit Guarulhos virou, incendiando a torcida na arquibancada, após a entrada do ponteiro Lucas Tcho Tcho no lugar de Renato Pato. A substituição foi fundamental para a reação dos donos da casa, um desafogo para o oposto Franco, bem marcado.
No tie-break, melhor no saque, o Suzano tirou a primeira bola das mãos do levantador Sandro e conseguiu amortecer os ataques dos jogadores de extremidade do Vedacit Guarulhos. Além disso, a equipe de Marcos Miranda não desperdiçou os contra-ataques, com Sabino e Muniz decisivos para fechar a quinta parcial em 15 a 9.
Itambé Minas e Sesi SP se enfrentam nesta quarta-feira, em Belo Horizonte, com transmissão pelo SporTV e pelo Canal Vôlei Brasil. Os mineiros podem garantir vaga se voltarem a vencer – ganharam o primeiro confronto, semana passada, em São Paulo, por 3 a 2. Os paulistas precisam vencer para forçar a realização da terceira partida, domingo, novamente em BH. Veja aqui as transmissões da Superliga nesta semana.
A segunda rodada das quartas de final da Superliga Masculina termina nesta quinta-feira, com a partida entre Vôlei Renata e Farma Conde São José, às 21h, no Ginásio do Taquaral, em Campinas (SP), com transmissão pelo SporTV e pelo Canal Vôlei Brasil. O São José ganhou a primeira partida da série, em casa, por 3 a 1. O terceiro jogo, se necessário, será no domingo, novamente no Taquaral.
O Sada Cruzeiro garantiu vaga na semifinal terça-feira, com a vitória sobre a Apan Eleva Blumenau, no Ginásio do Riacho. O time mineiro vai enfrentar na próxima fase o vencedor do playoff entre Vôlei Renata e Farma Conde São José.
As quartas de final da Superliga Feminina começam nesta quinta-feira, com a partida entre o primeiro colocado na fase classificatória, o Dentil Praia Clube, e o oitavo colocado, Barueri, às 18h, em Barueri. Confira aqui a tabela das quartas de final da Superliga Feminina.