A história do Bradesco, ex-BCN e Finasa em Osasco
O Bradesco sobe para a Superliga A com o CNPJ do time campeão da Superliga
O Bradesco garantiu ontem vaga na elite da Superliga Feminina de Vôlei ao derrotar o JustForYou/Vinhedo pro 3 a 0, no José Liberatti e ir para a final da Superliga B. O adversário pelo título sairá do confronto entre Bluvôlei e Taubaté, que se enfrentarão no sábado. Os dois finalistas se garantem na primeira divisão do vôlei nacional.
O que pouca gente sabe é que o Bradesco carrega o CNPJ de um projeto vencedor, que já conquistou a Superliga três vezes (2002/03, 2003/04 e 2004/05), na época dirigido por José Roberto Guimarães, e já respondeu por nomes como BCN Guarujá, BCN Osasco e Finasa. A questão agora é saber se o projeto vai ser mantido na elite – e aí a cidade de Osasco teria dois times na Superliga – ou se vai continuar focando nas categorias de base e abrir vaga para o terceiro colocado da Superliga B subir.
Confira a história do Bradesco na linha do tempo abaixo, segundo o site oficial do projeto:
1987
O programa teve início em 1987, na Universidade Metodista de Piracicaba, com uma equipe feminina adulta de basquete, juntamente com Núcleos de Formação da modalidade. Algum tempo depois, o Banco de Crédito Nacional (BCN) deixou de ser patrocinador para tornar-se mantenedor do time que recebeu o nome de BCN.
Nesse período, a equipe contava com atletas da Seleção Brasileira, como “Magic” Paula e Branca, que também auxiliavam nas atividades das categorias de base.
1993
Em 1993, espelhado nos bons resultados obtidos com o basquete, foi criado um time de vôlei adulto, no Guarujá (SP). O BCN Guarujá contou com atletas renomadas, entre elas Isabel, Virna, Leila, Márcia Fu, Ida e Ana Flávia.
1996
Com a transferência para a cidade de Osasco, o programa passa ser chamado BCN Osasco.
2004
Em 2004, a marca BCN passou a ser chamada Finasa/Osasco. Com uma série de temporadas vitoriosas e a conquista do bicampeonato da Superliga, as atletas Fernanda Venturini, Mari, Érika, Valeskinha, Arlene e Bia são convocadas para representar o Brasil para disputa dos Jogos Olímpicos de Atenas, sob o comando de José Roberto Guimarães tanto no clube quanto na Seleção.
2005
O time garante o tricampeonato da Superliga (2002/03, 2003/04, 2004/05). Após a saída de Zé Roberto, Paulo Coco assumiu o comando do projeto.
2008
Paula Pequeno, Jaqueline e Mari saíram do projeto do ADC Finasa e foram destaque na conquista da medalha de ouro nos Jogos Olímpicos em Pequim.
2009
A ADC/Finasa passa a ser chamada ADC Bradesco e encerra as atividades da equipe adulta, focando apenas nas categorias de base.