
Abertura do Turco: Markova brilha em dia ruim de Boskovic
A temporada 2025/2026 do Campeonato Turco feminino de vôlei começou neste sábado (11/10) com uma vitória do Vakifbank sobre o Zeren por 3 sets a 1, parciais de 25-23, 26-28, 25-19 e 25-13, em Ankara.
Depois de perder a Supercopa para o arquirrival Fenerbahce, de virada, durante a semana, o Vakif voltou a enfrentar problemas, mas ao menos venceu desta vez.
Principal contratação do mercado turno para a temporada, Tijana Boskovic não teve uma atuação com bons números. Ela terminou com aproveitamento de 33% no ataque, colocando no chão 11 das 33 bolas recebidas.
A oposta sérvia terminou os três primeiros sets com apenas sete acertos, melhorando um pouco no quarto, para finalizar a abertura do Turco com 13 pontos.
PROTAGONISMO RUSSO
Com Boskovic apagada, o protagonismo ficou com a ponteira russa Marina Markova. A jogadora vem atuando com uma proteção na mão após sofrer um corte e precisar dar múltiplos pontos. E isso não a impediu de ter 27 acertos na partida.
Foram 24 pontos no ataque, com 57% de aproveitamento, e mais três bloqueios. No passe, atuação bem consistente, com 63% de positividade. Pelo Zeren, 18 pontos da ponteira sérvia Aleksandra Uzelac e mais 16 para a oposta russa Anna Lazareva.
ASSOMBRADO POR LESÕES
No inicio do jogo, um susto para o Vakifbank. Cansu Ozbay sentiu um problema muscular e precisou deixar a quadra para se atendida. Com a reserva Sila Caliskan lesionada, quem precisou entrar por um tempo foi Selin Yener, de apenas 16 anos. Com uma proteção na coxa, Ozbay acabou voltando ainda na primeira parcial e jogou até o fim.
No quarto set foi a vez de a ponteira Derya Cebecioglu preocupar. Ela levou uma cotovelada na boca de Zehra Gunes, após um bloqueio. Cebecioglu tinha entrada no decorrer do jogo, quando Giovanni Guidetti quis melhorar o meio de rede com a americana Chiaka Ogbogu e por conta da limitação de estrangeiras precisou sacar a ponta francesa Helena Cazaute, autora de mais 18 pontos.
RODADA
Neste domingo, outros protagonistas do Turco entrarão em ação. O Fenerbahce será visitante diante do Aras, enquanto o Eczacibasi recebe o Kuzeyboru. Já o THY, vindo de atuações ruins e derrotas na Copa, duela com o Bahcelievler.