
Abouba desequilibra, Minas vence e está na final da Copa Brasil
Com grande atuação do oposto Abouba, que teve 78% de aproveitamento no ataque, o Itambé Minas derrotou o Vôlei Renata por 3 sets a 0 – parciais de 25-21, 25-20, 25-22 -, na noite deste sábado (15/2), na Arena Multiuso de São José (SC), e garantiu vaga na final da Copa Brasil masculina de Vôlei 2024/25 para tentar o bicampeonato da competição – levantou a taça na edição de 2022. O time campineiro buscava a sua quarta final na história – ficou com o vice-campeonato nas edições de 2015, 2016 e 2022.
O Minas vai enfrentar, na final deste domingo, às 19h, o Joinville, que eliminou o Sesi Bauru na outra semifinal, com a vitória por 3 a 1. O Minas passou pela Apan/Roll-on, nas quartas de final, e o time campineiro havia batido o Suzano. O Minas é o vice-líder da Superliga, atrás apenas do Sada Cruzeiro. O Vôlei Renata é o quarto na classificação.
O Vôlei Renata não conseguiu repetir a boa atuação na vitória sobre o mesmo Minas, por 3 a 2, na semana passada, pela Superliga. Abouba foi o destaque do Minas e maior pontuador do jogo com 19 acertos. O oposto argentino Bruno Lima foi o maior pontuador do Vôlei Renata com 16 acertos.
Na primeira parcial, o Minas abriu cinco pontos de frente (17 a 12), mas encalhou numa rede com apenas dois atacantes e o Vôlei Renata empatou em 17 a 17. Na reta final, o sistema bloqueio-defesa do Minas foi mais eficiente para fechar a o set em 25 a 20.
No segundo set, o Vôlei Renata abriu 4 a 1 no placar com um bom saque em cima do ponteiro Paulo. Renato Pato foi para o jogo. O técnico Guilherme Novaes pediu tempo e, numa ótima passagem de Abouba pelo saque, os mineiros viraram para 6 a 4, obrigando Horacio Dileo a parar o jogo. Mais agressivo no saque, o time minatenista aumentou a vantagem no jogo.
A terceira parcial foi equilibrada do início ao fim. O Vôlei Renata melhorou o o saque e conseguiu colocar a linha de recepção do Minas em apuros, mas por outro lado sofreu também no passe com Adriano. Numa boa passagem no saque, Paulo tirou uma vantagem de dois pontos do rival e passou à frente no marcador (22 a 21). A virada desestabilizou ainda mais o time campineiro, que cometeu dois erros na sequência e viu o Minas vencer a partida por 3 a 0.
VÔLEI RENATA: Bruninho, Bruno Lima, Judson, Léo, Adriano, Maurício Borges e Lukinha (líbero). Entraram: Matheus Bandini, Witallo, Davy e Cristiano. Técnico: Horacio Dileo.
ITAMBÉ MINAS: Javad, Abouba, Bertolini, Isac, Wilian, Paulo e Maique (líbero). Entraram: Gustavo Orlando, Samuel e Renato Pato. Técnico: Guilherme Novaes.