Abouba volta ao Distrito Federal, onde sonhou jogar futebol
O ex-meio-campista do Aliança FC e do São Sebastião EC, ambos do Distrito Federal, que tinha Ronaldo Fenômeno e Ronaldinho Gaúcho como ídolos, disputará seu primeiro Campeonato Sul-Americano de vôlei a partir desta quarta-feira, dia 1, em Brasília. Abouba, que jogou futebol dos 14 aos 17 anos, é o oposto de 27 anos e 2,04m do Brasil na luta para manter a hegemonia do continente.
Os ídolos de Abouba mudaram e dos campos passaram às quadras. André Nascimento e Wallace foram suas inspirações. Sua principal competição com a camisa da Seleção Brasileira até o momento foi disputada em Lima, onde fez parte da equipe que conquistou a medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos, em 2019.
– Amadureci muito depois do Pan. Joguei dois anos na Itália, que é a liga mais forte do mundo, e pude evoluir taticamente e tecnicamente – afirmou Abouba, que nasceu em Brasília e morou em São Sebastião, a 26 quilômetros da capital federal.
Apesar da força física e do talento, por pouco o oposto canhoto não desistiu do vôlei.
– Em 2014, já não tinha o objetivo de me tornar profissional pela idade e também porque eu era bolsista universitário e jogava para estudar – admite Abouba.
O Brasil estreará no Sul-Americano contra o Peru. Na quinta, dia 2, o adversário será a Colômbia. Já na sexta, dia 3, enfrentará o Chile. O confronto mais aguardado da competição, contra a Argentina, acontecerá no domingo, dia 5 (confira a tabela completa). Devido à pandemia de covid-19, não haverá presença de público no ginásio Nilson Nelson, e Abouba não poderá contar com a torcida da família.
– É um pouco frustrante, mas entendemos a situação que o país enfrenta. Com certeza teria um gosto a mais vestir a camisa da seleção com a minha família na arquibancada – disse Abouba, que é filho de malineses.
Após o Sul-Americano, o jogador retornará aos treinos com a equipe do Tours, da França, onde disputará sua primeira temporada.