Ágatha se aposenta das areias
Home Destaques Ágatha dá adeus ao vôlei de praia e recebe homenagens
Destaques - Praia - 6 de dezembro de 2024

Ágatha dá adeus ao vôlei de praia e recebe homenagens

Vice-campeã olímpica e a parceira Rebecca ficaram fora das quartas do Finals do Circuito Mundial, em Doha, após vitória de Tina e Anastasia sobre Xue e Xia


A paranaense Ágatha Bednarczuk despediu-se do vôlei de praia, nesta sexta-feira (6/12). Com a eliminação da dupla formada por ela e Rebecca no Finals do Circuito Mundial, ela não tem mais competições a disputar em 2024. Como ela já havia anunciado que largaria as areias no final do ano, está, portanto, oficialmente aposentada, aos 41 anos.

A agora ex-jogadora usou o Instagram para reafirmar a despedida e confirmar que secou a dupla Tina/Anastasija, da Letônia, no encerramento da primeira fase do Finals do Circuito Mundial. Caso elas perdessem para as chinesas Xue Xia, Ágatha e Rebecca avançariam para as quartas de final. No entanto, as europeias venceram por 2 sets a 1.

– Não deu certo, as meninas venceram. Então, neste momento, estou oficialmente aposentada. A verdade é que depender dos resultados dos outros é complicado. Precisamos fazer o nosso, mas acabamos levando na brincadeira. Levamos a torcida para o lado de provocar, e de quatro jogos, ganhamos apenas um na reta final. Estava difícil, mas levamos tudo na esportiva. E é isso! Depois, farei outros vídeos para conversarmos mais e eu atualizo vocês. Um beijo ensolarado para todos – contou Ágatha.

Dessa forma, as brasileiras encerram a competição com apenas uma vitória em quatro partidas. Ágatha e Rebecca despacharam justamente as letãs. Por outro lado, elas perderam para as chinesas Xue e Xia, as americanas Cannon/Kraft e as italianas Orsi Toth/Gottardi.

Ágatha faz parte de um grupo seleto de mulheres brasileiras medalhistas olímpicas no vôlei de praia. Ela foi medalha de prata ao lado de Bárbara Seixas. O grupo tem ainda Jaqueline Silva/Sandra Pires (ouro em Atlanta 1996); Adriana Samuel e Mônica Rodrigues (prata em Atlanta 1996); Adriana Behar e Shelda (prata em Sydney 2000); Adriana Samuel e Sandra Pires (bronze Sydney 2000); Adriana Behar e Shelda (prata em Atenas 2004); Juliana e Larissa (bronze em Londres 2012) e Ana Patrícia e Duda (ouro em Paris 2024).

Além da medalha olímpica, Ágatha tem ainda o título do Campeonato Mundial de 2015, além de três Circuitos Mundiais: 2015, 2018 e 2021.

Brasil na Finals do Circuito Mundial

Representantes do Brasil na disputa masculina do Finals, Evandro e Arthur Lanci disputam as quartas de final contra os holandeses Boermans e de Groot nesta sexta-feira (6/12), às 16h (de Brasília). Mais cedo, eles superaram outra dupla da Holanda, Van de Velde e Immers, por 2 a 1 (21-17, 29-31 e 15-8).

André e George também disputariam a competição, mas uma lesão no segundo retirou a dupla do Finals.