Alan: à espera de exame para confirmar ruptura de tendão
Lesão do oposto aconteceu na partida desta sexta-feira contra o Irã
Os exames preliminares feitos pelo oposto Alan confirmam o cenário mais temido: ruptura do tendão de Aquiles do pé direito.
A confirmação acontecerá provavelmente neste sábado, quando o jogador realizar a ressonância magnética em Sofia, na Bulgária. Após os exames, Alan saberá o grau da lesão: rompimento total ou parcial.
São casos semelhantes ao do ponta Lucarelli e do oposto Abouba. Infelizmente para Alan, o tratamento costuma ser cirúrgico, com recuperação entre seis a oito meses. Desta forma, fica improvável um retorno dele às quadras em 2022, perdendo a possibilidade de disputar o Campeonato Mundial.
– No momento em que fui sacar, senti uma dor que não consegui identificar. Minha primeira reação foi colocar o pé para o alto. Logo em seguida fui atendido e colocamos gelo. Amanhã (sábado) faremos o exame para constatar o que de fato aconteceu. Agora é descansar e esperar. Tomara que dê tudo certo – contou o jogador.
A lesão aconteceu no fim do primeiro set da partida contra o Irã, pela Liga das Nações (VNL), nesta sexta-feira. Alan foi tentar saltar para um saque, quando o rompimento aconteceu. Por ironia do destino, ele foi substituído pelo irmão Darlan, aniversariante do dia.
– No exame clínico que realizamos no Alan constatamos uma dor e uma incapacidade funcional na perna e no tornozelo direitos. Nossa suspeita é que seja uma lesão no tendão de Aquiles, e programamos para amanhã (sábado), uma ressonância magnética, que é o melhor exame para podermos definir o diagnóstico e traçarmos toda a conduta do tratamento – disse Felipe Malzac, médico da Seleção.
Como não é possível trocar atletas durante as etapas, o Brasil terá 13 à disposição para o encerramento da participação em Sofia contra a Bulgária, no domingo. Já para a etapa do Japão, Renan Dal Zotto precisará de uma peça de reposição. O mais provável é dar nova chance para Franco, que foi o reserva de Alan nas partidas em Brasília, no início do mês.
Alan vinha sendo o jogador mais regular do Brasil na VNL de 2022, após ter um 2021 complicado, com cirurgia no pé em dezembro e vários meses sem atuar. Ele era o maior pontuador antes do início da rodada desta sexta-feira da VNL, com 110 acertos, tendo sido ultrapassado após os primeiros jogos do dia, por Yuji Nishida, Nimir Abdel-Aziz e Bruno Lima.