Alemanha
Home Destaques Alemanha: conheça a rival do Brasil nas quartas da VNL
Destaques - Liga das Nações - 22 de julho de 2025

Alemanha: conheça a rival do Brasil nas quartas da VNL


Entre as oito seleções classificadas para as quartas de final da Liga das Nações feminina de vôlei (VNL) em 2025, a Alemanha tem o pior ranking: 10º lugar. Isso não significa moleza para a Seleção Brasileira, rival alemã na quinta-feira (24/7), valendo vaga na semi.

Ultimamente, a Alemanha tem sido uma adversária complicada para o Brasil. Neste ano, na primeira etapa da VNL, a vitória verde-amarela, no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, aconteceu apenas no tie-break, de virada. No histórico na competição, nenhum dos outros quatro triunfos brasileiros aconteceu em sets diretos.

O retrospecto inclui ainda vitórias alemãs em um amistoso em 2022 e em duas partidas nas edições iniciais da VNL, em 2018 e 2019.

MOMENTO DA ALEMANHA

Neste novo ciclo olímpico, a seleção alemã é dirigida pelo italiano Giulio Cesare Bregoli. É a segunda participação de Alemanha na fase final da VNL, após campanha com sete vitórias e cinco derrotas, com um time maduro e com bons destaques individuais. Os principais destaques são a ponteira Lina Alsmeier, a central e capitã Camilla Weitzel e a líbero Anna Pogany.

Alsmeier terminou a fase de classificação da VNL como a sexta maior pontuadora, com 192 acertos (170 no ataque, 14 no bloqueio e mais 9 no saque). Ela ainda lidera o ranking de passe em números absolutos de ações excelentes: 106.

No bloqueio, a Alemanha teve duas jogadoras no top 10 do fundamento: Cekulaev, em quarto, e Weitzel, em nono. A capitã ainda aparece na vice-liderança entre as sacadoras. Já Pogany tem frequentado a lista das melhores defensoras do mundo nos últimos anos.

EXPECTATIVAS

Para a atual VNL, a Alemanha começou cedo a preparação. Fez amistosos na Itália e na Argentina, chegando à competição com ritmo de jogo, algo que faltava para muitos rivais. A capitã Weitzel comentou sobre o desejo da Alemanha para a reta final.

– Chegar às finais foi um grande objetivo alcançado por nosso time. Estamos felizes deste primeiro passo dado. É uma jornada realmente incrível. Agora temos de pensar em um jogo por vez. O Brasil é um oponente muito forte. Nós nos enfrentamos na primeira semana e foi um jogo parelho. Precisamos estar em nosso nível mais alto para nos mantermos no jogo. Penso que o saque será chave para nosso time – comentou a meio de rede.