
Alemanha tem dado trabalho ao Brasil nos últimos anos
Entre as opções disponíveis para o Brasil enfrentar nas quartas de final da Liga das Nações feminina de vôlei de 2025, a Alemanha era a mais convidativa. Mas ela também pode ser um pouco enganosa.
Apesar de não estar na primeira prateleira da modalidade, a seleção alemã não costuma ser uma presa fácil nos confrontos diretos com o Brasil.
Na atual VNL, na etapa do Rio de Janeiro, a Alemanha chegou a abrir 2 sets a 1 no Brasil, mas acabou perdendo no tie-break. Nas edições de 2021, 2022, 2023 e 2024, a equipe de José Roberto Guimarães ganhou os quatro confrontos por 3 a 1, com várias parciais equilibradas: 29-27, 27-25, 25-23… Já na VNL de 2018 e 2019, a Alemanha venceu a Seleção Brasileira.
Dirigida atualmente pelo italiano Giulio Cesare Bregoli, a Alemanha teve uma preparação maior do que diversos outros participantes, com a realização de vários amistosos antes da VNL. O time esteve na Argentina, por exemplo, e chegou ao Rio de Janeiro com muito ritmo de jogo. Não à toa, além de levar o Brasil para o tie-break, fez o mesmo com a Itália, perdendo de virada em ambos.
Na terceira etapa, em Arlington (EUA), Bregoli contou com retornos importantes, como as ponteiras Hanna Orthmann e Lena Stigrot. No Brasil, o técnico deu oportunidades para as jovens Leana Grozer e Maria Tabacuks.
Os principais destaques da Alemanha na VNL são a ponteira Lina Alsmeier e dupla de centrais Camilla Weitzel e Anastasia Cekulaev. Alsmeier é a sexta principal pontuadora da competição, com 193 acertos: 170 no ataque, 14 no bloqueio e mais nove no saque. Já as meios de rede estão no top 7 das principais bloqueadoras: Cekulaev marcou 35 e está em quarto lugar, enquanto Weitzel, com 30, vem em sétimo.
Alguns pontos positivos alemães apresentados, ainda acho que tê-las como adversárias nas quartas de final da VNL foi uma boa. China e Estados Unidos, as outras opções, carregam bem mais tradição, esconderam jogo em grande parte da competição, poupando alguns destaques, e podem jogar as finais com reforços.