
“Algumas ponteiras preferiram ficar fora da convocação”, revela José Roberto
Com apenas duas ponteiras de origem – Gabi e Julia Bergmann -, a Seleção Brasileira Feminina de Vôlei embarcou neste sábado (9/8) rumo à preparação na Ásia para o Campeonato Mundial na Tailândia, que acontecerá entre os dias 22 de agosto e 7 de setembro. Helena está com a Seleção sub-21 na Indonésia até o dia 17 deste mês e depois irá se juntar ao grupo. O técnico do Brasil José Roberto Guimarães disse, sem citar nomes, que tentou convocar mais ponteiras para compor o grupo, mas algumas preferiram ficar fora da convocação.
– É um time já montado, sem a Ana, infelizmente. Agora trabalhando com a Rosa, com a Jheovana, que são jogadoras que também podem fazer essa posição. E temos a Helena no Mundial sub-21, que participou da VNL e a gente tem uma grande esperança de que vai ela evoluir, melhorar, e achamos importante ela participar do sub-21. Sem falar que algumas jogadoras ponteiras foram consultadas e preferiram ficar fora da convocação por um ou outro motivo que a também respeita – disse José Roberto em entrevista ao site Olympics.com.
Sem Ana Cristina – que operou o joelho esquerdo no mês passado e só voltará às quadras no final do ano -, José Roberto poderá improvisar na posição de ponteira, já que está levando quatro opostas para a reta final de preparação para o Mundial: Jheovana, Kisy, Rosamaria e Tainara.
– À medida do possível, você vai dando uma cara pro time e vai fazendo algumas substituições. A gente não consegue dar oportunidade igual pra todo mundo jogara mesma quantidade de tempo. Umas vão jogar mais, outras menos, vão ter entradas pontuais, porque a gente também precisa entender o comportamento de cada uma dentro do time, principalmente nos momentos de dificuldade, de crise – completou José Roberto.
No Mundial da Tailândia, Brasil está no Grupo C ao lado de Porto Rico, França e Grécia. A estreia é contra as gregas, dia 22 de agosto, às 9h30 (horário de Brasília), com transmissão pelo Sportv, VBTB (streaming da Volleyball World) e pelo canal do Web Vôlei no Youtube (sem imagens). Veja aqui os grupos do Mundial.