Home Praia Ana Patrícia/Rebecca e Fernanda/Bárbara Seixas largam invictas em Tóquio
Praia - 25 de julho de 2019

Ana Patrícia/Rebecca e Fernanda/Bárbara Seixas largam invictas em Tóquio

Ágatha/Duda, Carol Solberg/Maria Elisa e Talita/Taiana tiveram uma vitória e um revés na estreia


O Brasil entrou em quadra nesta quinta-feira (25.07) pela fase de grupos do torneio feminino na etapa quatro estrelas de Tóquio (Japão), pelo Circuito Mundial de vôlei de praia 2019. Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE) e Fernanda/Bárbara Seixas (RJ) venceram os dois jogos que disputaram, enquanto Ágatha/Duda (PR/SE), Carol Solberg/Maria Elisa (RJ) e Talita/Taiana (AL/CE) saíram com uma vitória e uma derrota nos duelos pela fase de grupos.

As cinco duplas do país no naipe feminino voltam à quadra na noite desta-quinta e madrugada de sexta-feira (26.07) – no horário brasileiro, para disputar a última partida da fase de grupos. Todas as duplas seguem com chances de avançar às oitavas de final. Os jogos seguem até domingo (28.07) e a etapa serve como evento-teste para as competições de vôlei de praia dos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020.

Ana Patrícia e Rebecca

Líderes da corrida olímpica brasileira, Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE) estreou com duas vitórias no grupo C. Na primeira, contra as polonesas Wojtasik/Kociolek, as brasileiras levaram a melhor por 2 sets a 0 (25/23 e 21/19). No segundo duelo do dia, novo triunfo, desta vez contra Xue/Wang (CHN) por 2 sets a 1 (21/8, 17/21 e 15/9). Elas encerram a chave enfrentando as norte-americanas Larsen e Stockman às 23h30 (de Brasília) desta quinta-feira.

Ágatha (esq) comemora ponto com Duda durante vitória no Japão
(Divulgação/FIVB)

Duelo brasileiro

Quem também largou bem foi Fernanda Berti/Bárbara Seixas, que pelo grupo E superou no duelo caseiro as compatriotas Carol Solberg/Maria Elisa por 2 sets a 1 (21/17, 18/21 e 15/13). Maria e Carol conseguiram a recuperação em seguida, com triunfo sobre as tailandesas Radarong/Hongpak por 2 sets a 0 (24/22 e 21/13). Já Fernanda e Bárbara mantiveram a invencibilidade e derrotaram as chinesas Xia/Wang por 2 sets a 1 (21/9, 11/21 e 16/14).

Fernanda e Bárbara enfrentam as tailandesas à 1h10 desta sexta-feira (horário de Brasília), enquanto Carol e Maria Elisa jogam contra a dupla chinesa no mesmo horário.

O grupo D também conta com duas duplas do Brasil, que se enfrentaram na rodada de estreia, nesta quinta-feira. Taiana/Talita (CE/AL) superou Ágatha/Duda (PR/SE) por 2 sets a 0 (21/19 e 21/17). Horas depois, cada um dos times ainda jogou mais uma vez. Taiana e Talita foram superadas pelas holandesas Keizer/Meppelink por 2 sets a 1 (18/21, 21/16 e 9/15), enquanto Ágatha e Duda bateram as japonesas Take/Kusano por 2 sets a 0 (21/17 e 21/15).

Talita/Taiana (AL/CE) avançaram com uma vitória e uma derrota nos duelos pela fase de grupos (FIVB)

Evento-teste

O evento-teste é uma etapa nível quatro estrelas do Circuito Mundial, ou seja, conta pontos para a corrida olímpica brasileira, que define os representantes do país na próxima edição dos Jogos. O torneio em Tóquio distribui 300 mil dólares aos competidores.

O torneio em Tóquio tem formato particular por ser um evento-teste aos Jogos de 2020. Em uma etapa quatro estrelas usual, a fase de grupos é composta por 32 times divididos em oito grupos. Já na competição desta semana, apenas 24 duplas em cada gênero participam, divididas em seis chaves, como ocorre no evento olímpico. Além disso, em uma etapa normal, são dois jogos na primeira fase, contra três partidas no evento-teste.

Tóquio recebe uma etapa do Circuito Mundial de vôlei de praia pelo segundo ano seguido. Em 2018, porém, a competição era classificada como três estrelas pela FIVB. A classificação das etapas acontece de acordo com a quantidade de pontos oferecidos, o valor da premiação e o tamanho da arena. Os primos chilenos Marco e Esteban Grimalt, e as alemãs Teresa Mersmann e Cinja Tillmann foram os vencedores em 2018.

LEIA MAIS:

Tabela da Seleção Masculina no Pan-Americano

Tabela da Seleção Feminina no Pan

Dias e horário dos jogos do Brasil no Pré-Olímpico

Italiano, novo técnico do Minas já chega falando português

Entrevista exclusiva com o comentarista Marco Freitas