André e George
Home Destaques André e George levam ouro em Saquarema em final emocionante
Destaques - Praia - 31 de março de 2024

André e George levam ouro em Saquarema em final emocionante

Brasileiros salvam três match points, vencem os cubanos Alayo e Diaz no tie-break e fazem a festa da torcida em final marcada pelo equilíbrio


Os brasileiros André e George garantiram neste domingo (31) o título do Challenge de Saquarema do Circuito Mundial de vôlei de praia. A dupla da casa venceu os cubanos Alayo e Diaz em uma partida emocionante, por 2 a 1, com parciais de 21-18, 17-21 e 19-17. Foi uma reedição da decisão dos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023, quando a parceria verde-amarela também levou a melhor.

A final foi marcada pelo forte equilíbrio. Foram 33 pontos de ataque para cada lado, 8 a 6 em bloqueios para Cuba e 3 a 2 em aces para o Brasil. Os donos da casa contaram com 15 erros dos adversários e cederam 13.

– Demos uma volta ao mundo para chegar nessa final e estávamos cansados, mas André chamou a torcida e fui junto. Com essa energia, não tem como dar errado – vibrou George, lembrando que o time estreou na competição com derrota e precisou correr para buscar a classificação às eliminatórias.

– Conhecemos bem o time cubano, fizemos a final do Pan de Santiago contra eles, sabemos que puxam a torcida. Mas ali no tie-break eu pensei “aqui em casa, não” e comecei a puxar também (risos). Apesar disso, nós temos uma ótima relação com eles. Foi um jogão e sair com a vitória é o melhor – comemorou André.

O Brasil começou muito bem a partida, com destaque para George. O atleta anotou um ace que fez a dupla verde-amarela abrir quatro de vantagem, com 9-5. Após boa cobertura, o paraibano contra-atacou bem para fazer 17-12. Pouco depois, foi ele quem virou a bola decisiva da parcial para cravar 21-18.

Depois de um início de segundo set equilibrado, com os cubanos à frente, o Brasil conseguiu o empate em 11-11, graças a um bloqueio de André, e abriu três de vantagem, levando o marcador a 15-12. Primeiro, com um contra-ataque de George e depois, com mais um toco de seu parceiro. Mas os donos da casa estacionaram no placar e viram Alayo e Diaz virarem para 18-15. O segundo fechou o set com um toco em George e, com isso, o time de Cuba forçou o tie-break.

A energia das arquibancadas empurrou André e George no set decisivo. Os cubanos fizeram jogo duro, mas o bloqueio de André colocou os donos da casa na frente, com 8-7. Logo depois, George sacou bem no meio dos rivais e anotou um ace importantíssimo. Acostumados com a pressão, os oponentes foram para cima. Diaz fez Cuba passar à frente, com 13-12. Os cubanos tiveram três match points, mas André foi decisivo, com um ataque de segunda e uma presença imponente no bloqueio. A vitória veio graças a um paredão do capixaba.