Aos 41, João Paulo Bravo se reinventa na Turquia
Ponteiro jogou como líbero e se destacou
O brasileiro João Paulo Bravo deu uma guinada na carreira. Aos 41 anos, o paulista viveu a rotina de ser um novato na Turquia, mesmo com uma vasta experiência em seu currículo. Na atual temporada, deixou de atuar como ponteiro para vestir a camisa de líbero do Arkas Spor Izmir.
Até a paralisação do Campeonato Turco por conta da pandemia do COVID-19, ele liderava as estatísticas na posição.
– No começo da temporada precisei de um período para me adaptar, mas com o passar dos jogos fui me sentindo muito bem. O maior desafio era na questão de como seria o meu rendimento. Apesar de ter jogado algumas vezes como líbero em minha carreira, atuar por uma temporada inteira na posição é diferente – disse o jogador, campeão mundial com a Seleção Brasileira em 2010, na Itália.
A equipe do brasileiro iniciaria os playoffs após garantir a segunda melhor campanha na primeira fase e estava nas finais da Copa Turca. Para Bravo, porém, a decisão de interromper os duelos foi acertada.
– Na minha opinião, demoraram um pouco para que parassem os jogos. Junto com a Rússia, fomos um dos últimos países a parar. A Federação estava esperando uma resposta mais concreta do Ministério da Saúde – afirmou, antes de completar:
– Mas de maneira alguma essa situação me fez repensar em voltar para o Brasil. Minha família está muito bem adaptada aqui e, em relação ao vírus, se espalhou pelo mundo todo. Não faria muita diferença.
Ainda não há previsão para o retorno das competições na Europa, mas o brasileiro já sabe o que quer alcançar na reta final da temporada. Mesmo aos 41 anos, ele ainda pensa em seguir atuando, e mantém sua rotina de treinos mesmo com a paralisação dos jogos.
– O que almejo aqui na Turquia é encerrar minha carreira em alto nível. Neste ano fui o melhor líbero da competição, e é uma pena não termos finalizado o campeonato – completou.