Araguari, estreante, vence o MOC fora de casa
Em jogo muito disputado, o novato na elite ganhou em Montes Claros
O primeiro tie-break da Superliga masculina 2022/2023 aconteceu logo no segundo jogo da primeira rodada. Na noite deste sábado, no Poliesportivo Tancredo Neves, o Café Vasconcelos/Araguari ganhou do Montes Claros América, dono da casa, por 3 sets a 2, parciais de 25-23, 20-25, 25-22, 20-25 e 15-10.
Foi a estreia do projeto baseado no Praia Clube, de Uberlândia, na elite nacional. O meio de rede Álvaro foi eleito o melhor em quadra e ganhou o Troféu VivaVôlei, após marcar 13 pontos, três deles no bloqueio.
O ponteiro Lucaian, do MOC, foi o maior pontuador do confronto com 25 acertos. O oposto Gui Araújo, de Araguari, somou 16. A nota triste da partida foi a lesão sofrida pelo levantador Índio. Já no tie-break, em um esforço para fazer uma defesa, ele teve uma queda feia, ficou um bom tempo caído, aparentemente com dor na região das costelas, e não teve condições de voltar para o jogo.
Coletivamente, Araguari mostrou muita confiança do levantador Canhoto na dupla de centrais Álvaro e Pietro na virada de bola. Vale lembrar que grande parte do elenco, incluindo a dupla de meios de rede, foi formada pelo Sada Cruzeiro, cedida ao projeto do interior mineiro para a temporada. Outros bons nomes são o ponteiro Matias e o ponta/oposto/central Maicon, que ficou como opção no banco de reservas.
Já o técnico Marcos Pacheco viu o MOC ter uma noite inspirada de Lucaian, bola de segurança do levantador Índio. No decorrer do jogo, ele ainda trocou o oposto Breno por Luiz Henrique, recém-contratado ao Vôlei Futuro, aumentando o poderio ofensivo.
O jogo entre os mineiros ainda foi marcado por uma “nova realidade” com provocações desde os primeiros pontos. Sem a presença do desafio eletrônico da arbitragem, foram várias bolas duvidosas com marcações que poderiam ter sido revertidas caso o sistema fosse usado.