Argentina bate o Brasil no primeiro amistoso
Em Calafate, triunfo da Argentina por 3 a 1 no primeiro dos quatro jogos previstos
A Argentina abriu a série de amistosos contra o Brasil com vitória. Na noite desta sexta-feira, na inauguração do ginásio de Calafate, a “terra dos glaciares”, a equipe de Marcelo Mendez ganhou o duelo por 3 sets a 1, parciais de 25-22, 25-27, 25-19 e 25-21.
Sem a base titular, treinando em Saquarema, a Seleção Brasileira começou a partida com Thiaguinho, Felipe Roque, Douglas Souza (capitão), Kadu, Flávio, Matheus e o líbero Maique.
Pelos hermanos, Mendez mandou à quadra Matías Sanchez e Jan Martinez, reforços do Sesc para a temporada, além de Bruno Lima, Palonski, Loser, Ramos e o líbero Danani. Uma mescla entre a equipe campeã pan-americana em Lima e o time principal responsável por garantir uma vaga em Tóquio-2020.
O início argentino foi melhor, com menos erros de saque e boa participação ofensiva da dupla Martinez/Lima. O Brasil conseguiu ficar na frente no placar no 21 a 20. Até que Loser foi para o saque, desequilibrou o passe verde-amarelo e encaminhou o triunfo dos donos da casa.
Na segunda parcial, Giuliano Ribas, o Juba, o treinador brasileiro nos dois jogos em Calafate, fez alguns mudanças, como Hugo, Cledenilson e Abouba. O Brasil chegou a desperdiçar três sets points até fechar em 27-25, após um ace.
Juba manteve em quadra no terceiro set o trio que entrou durante a parcial anterior. Mas os argentinos viram o bloqueio aparecer no início, melhoraram o aproveitamento na virada de bola e abriram uma vantagem confortável de quatro pontos. E administraram para fazer 2 a 1 sem sustos.
Já no quarto set, mais equilibrado na primeira metade, Juba voltou a usar Felipe Roque na saída de rede e terminou com o jovem levantador Rendrick em quadra. Mas Bruno Lima estava imparável e conduziu o triunfo argentino por 3 a 1.
Neste sábado, às 21h (de Brasília), acontecerá o segundo confronto entre os eternos rivais. Para acompanhar ao vivo, acesse o canal Deportv no YouTube ou o Facebook FeVA, a Federação Argentina de vôlei.
Na próxima semana, as partidas acontecerão no Ginásio do Taquaral, em Campinas, nos dias 30 (14h10, com transmissão pela Globo) e 31 (21h30, com SporTV). Do lado brasileiro, certeza de retorno de vários dos titulares. Ausências certas apenas Wallace e Lucão. A série serve de preparação para o Sul-Americano do Chile, em setembro.