Ary Graça recebe homenagem em evento com recorde no Guinness
Presidente da FIVB esteve presente em evento na Índia
O brasileiro Ary Graça, presidente da Federação Internacional de Voleibol (FIVB), recebeu o Prêmio Humanitário KISS (Kalinga Institute of Social Sciences) de 2024, pelo compromisso em utilizar o poder do esporte como ferramenta para o desenvolvimento global.
A premiação, idealizada em 2008 pelo humanitário Dr. Achyuta Samanta reconhece indivíduos cujas contribuições para causas humanitárias têm um impacto duradouro em todo o mundo. Entre os ganhadores anteriores estão Bill Gates (2023) e Dalai Lama (2017).
Fundado em 1992, o KISS é um dos maiores projetos humanitários do mundo, com a missão de oferecer educação a crianças marginalizadas em Odisha, na Índia. O que começou com 125 alunos hoje educa mais de 80 mil crianças. O compromisso de Ary Graça com a expansão do vôlei, via Fundação da FIVB, em comunidades carentes e a oferta de oportunidades educacionais e esportivas por todo o mundo reflete a essência da missão do KISS.
– A Fundação do Vôlei da FIVB foi criada para oferecer a todos a oportunidade de acessar o esporte, independentemente de gênero, idade, origem ou posição. Demonstramos como o vôlei pode transformar comunidades ao redor do mundo. Estou profundamente grato pelo apoio do KISS à Fundação e espero que nossa colaboração dure por muitos anos. Tem sido a maior honra da minha vida poder proporcionar oportunidades através do vôlei, e este prêmio apenas fortalece minha paixão por continuar esse trabalho – completou.
Novo recorde mundial do Guinness é estabelecido
O dia 4 outubro de 2024 entrou para a história ao quebrar a marca de maior número de jogadores em uma partida de exibição de vôlei, entrando no Guinness, o livro dos recordes. O evento reuniu 430 jogadores em um único jogo, superando o recorde anterior em 136 participantes, de 2011.
O novo recorde foi alcançado durante uma partida que durou 8 horas, com o placar final de 736 a 756. As equipes campeãs da Liga de Voleibol Brahmaputra (BVL) também participaram deste feito histórico. Organizado em parceria entre a Fundação de Voleibol da FIVB, o Instituto de Tecnologia Industrial Kalinga (KIIT) e o Instituto de Ciências Sociais Kalinga (KISS), o festival atraiu mais de 40 mil pessoas, incluindo 5 mil jovens fãs de vôlei que participaram das atividades em 60 quadras ao ar livre.
– É uma honra imensa colaborar com a Fundação de Voleibol da FIVB e sediar este festival no KISS. Quando fundei o KISS, minha visão era criar oportunidades e inspirar esperança por meio da educação e do esporte. Ver essa visão se concretizar, com a infraestrutura necessária e marcos notáveis sendo alcançados, é motivo de orgulho. Quinze estudantes do KIIT participaram dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 e dois dos Jogos Paralímpicos, o maior número entre todas as universidades do país! Eventos como este destacam o poder transformador do esporte, e espero muitos anos de colaboração com a Fundação de Voleibol – disse Achyuta Samanta.