
Belém será sede do Mundial masculino de clubes em 2025
Agora é oficial. A cidade de Belém será o palco da edição de 2025 do Campeonato Mundial masculino de clubes de vôlei. A Arena Guilherme Paraense, o Mangueirinho, com capacidade para até 12 mil torcedores, receberá os jogos entre os dias 15 e 21 de dezembro.
Além de Sada Cruzeiro e Praia Clube, campeão e vice do último Sul-Americano, o Brasil contará com um terceiro participante: o Vôlei Renata. O time de Campinas entrará na disputa como representante do país-sede e organizador da disputa.
Neste ano, Sada Cruzeiro e Vôlei Renata estiveram em Belém, em jogo do segundo turno da Superliga 2024/2025, com oito mil torcedores presentes, incluindo o vôlei no mapa de eventos esportivos realizados na capital paraense. O Pré-Olímpico feminino de basquete e a fase classificatória da AmeriCup também aconteceram no Mangueirinho.
– Trazer o Mundial de clubes de vôlei para Belém é mais um marco para o esporte paraense. Mostra que o Mangueirinho está no mesmo nível das grandes arenas do mundo e que a nossa torcida tem se consolidado como uma das mais apaixonadas e participativas do país. O Governo do Estado segue investindo para que o Pará seja cada vez mais protagonista em eventos esportivos de alto nível – disse o secretário de Estado de Esporte e Lazer, Cássio Andrade.
DEMAIS PARTICIPANTES
A oficialização de todos os oito participantes e a divulgação da tabela da competição deverão acontecer apenas em novembro pela Federação Internacional (FIVB). Na Europa, os times classificados via Champions League foram o Perugia, da Itália, e o Zawiercie, da Polônia. Nos últimos anos, porém, os times poloneses abriram mão da disputa do Mundial quando ele aconteceu fora da Europa.
Da Ásia são esperados mais dois participantes. Na última Champions do continente, o título ficou com o Al-Rayyan, do Qatar, ao vencer o Osaka Bluteon, do Japão, na decisão.