
Bélgica assume a vaga da rebaixada Holanda na próxima VNL
A Federação Internacional de Vôlei (FIVB) oficializou, nesta terça-feira (5/8), a Bélgica como participante da Liga das Nações masculina (VNL) em 2026. Ela assume o lugar da vizinha Holanda, última colocada neste ano e rebaixada.
Será a primeira participação belga na VNL masculina desde a criação em 2018. A seleção feminina da Bélgica voltou a fazer parte da elite mundial neste ano, após um período de ausência.
A Bélgica está atualmente em 17º lugar no ranking mundial masculino, com 183,24, pouco à frente da Finlândia, com 178,94. Conhecidos como os “dragões vermelhos”, os belgas já eram a equipe ausente na VNL mais bem classificada no final da temporada de 2024, cerca de 20 pontos à frente da República Tcheca.
A seleção da Bélgica não participou da Liga Europeia este ano e manteve sua pontuação intacta, mas foi a Finlândia que ficou perigosamente perto no ranking.
Ela conquistou quase 21 pontos em sua bem-sucedida campanha continental, mas um tropeço custou caro: jogo em casa contra a Grécia.
Treinada pelo italiano Emanuele Zanini, a equipe conta com nomes conhecidos no cenário europeu, como Sam Deroo, Ferre Reggers, Stijn D’Hulst, Mathijs Desmet e Wout D’Heer. Em setembro, o time participará do Campeonato Mundial nas Filipinas.