Bélgica
Home Internacional Bélgica ou Alemanha? Quem é a maior surpresa do Pré-Olímpico?
Internacional - Paris-2024 - 7 de outubro de 2023

Bélgica ou Alemanha? Quem é a maior surpresa do Pré-Olímpico?

As duas seleções europeias dificilmente teriam chance da vaga em Paris pelo ranking


Duas seleções europeias pouquíssimo cotadas para a conquista de vagas em Paris-2024 via Pré-Olímpico masculino de vôlei estão bem próximas do feito: Bélgica e Alemanha.

A seleção belga deu um grande passo para o carimbo no passaporte neste sábado (7/10), com a vitória no confronto direto diante do Canadá por 3 sets a 1, parciais de 25-14, 22-25, 30-28 e 25-16.

São quatro vitórias e duas derrotas da Bélgica até aqui. Um dos resultados negativos foi diante da Polônia apenas no tie-break, na primeira rodada, com um apertado 17-15. Ali o time já mostrou que estava muito competitivo.

Na última rodada, a Bélgica precisa ganhar da Bulgária para confirmar a vaga sem fazer mais contas. Para os canadenses será preciso torcer por revés belga por 3-0 ou 3-1 e ainda vencer o México pelo mesmo placar.

Diante do Canadá, o destaque belga foi o ponta Sam Deroo, autor de 20 pontos: 14 no ataque, cinco no bloqueio e um no saque. O jovem oposto Ferre Reggers colaborou com 18. O jogador de 20 anos é um das principais revelações deste Pré-Olímpico.

Já a Alemanha segue invicta após cinco rodadas, tendo batido potências como Brasil, Itália, Cuba e Irã. Hoje, às 20h30, no Maracanãzinho, no Rio, precisará vencer o lanterna Qatar para a confirmação da vaga olímpica com muito mérito.

Na sequência de resultados surpreendentes, apenas um fator foi o mesmo: a participação decisiva do veterano oposto Grozer. Aos 38 anos, ele já marcou 119 pontos e está disparado na lista de maiores pontuadores do Grupo A. O principal perseguidor dele é o brasileiro Darlan, com 81.

Durante a campanha, o time dirigido por Michal Winiarski ainda precisou superar a lesão do levantador e capitão Kampa, muito bem substituído por Tille.

Vale lembrar que tanto Bélgica quanto Alemanha teriam pouquíssima chance de entrar na Olimpíada de Paris via ranking, já que antes do Pré-Olímpico estavam em um bloco intermediário, distante do top 10.