Benfica avança para a fase de grupos da Champions
Com sete brasileiros, Benfica passa para a fase principal do torneio europeu
O Benfica se classificou, nesta quarta-feira, para a fase de grupos da Champions League masculina. Depois de perder a partida de ida, em Lisboa, no tie-break, para o Karlovarsko, o time dirigido pelo brasileiro Marcel Matz deu o troco, na República Tcheca, de virada, vencendo por 3 sets a 1, parciais de 20-25, 25-23, 25-21 e 25-23.
Assim, o Benfica se garante entre os melhores da Europa e vai duelar na fase de grupos da Champions com Zenit São Petersburgo, da Rússia, Berlim Recycling Volleys, da Alemanha, e Novi Sad, da Sérvia. A estreia no Grupo D será contra o Zenit, principal favorito, na Rússia, no dia 1 de dezembro.
Entre os brasileiros do elenco do Benfica, o destaque hoje foi o ponteiro Japa, autor de 16 pontos: 14 no ataque, com 58% de aproveitamento, um no bloqueio e um ace. O central Zelão, outro titular, somou nove, sendo quatro no bloqueio. O também ponteiro Rapha entrou em todos os sets e anotou três pontos no ataque. O levantador Bernardo Westermann entrou na primeira e na última parciais, fazendo um ace. Já o ponteiro Pablo Natan entrou para sacar em dois sets, mas não pontuou. O meio de rede Lucas França não foi utilizado neste jogo.
O maior pontuador do jogo foi o oposto Patrik Indra, do Karlovarsko, com 26 pontos: 21 no ataque, três no block e dois aces.
O outro time garantido após a terceira rodada da fase eliminatória foi o Hebar Pazardzhik, da Bulgária, que venceu pela segunda vez o Olympiakos, da Grécia, repetindo o placar da ida: 3 a 1: 21-25, 25-23, 25-19 e 25-23. Na fase de grupos, o time búlgaro enfrentará Jastrzebski Wegiel (POL), Roeselare (BEL) e Friedrichshafen (ALE). Relembre como foi o sorteio dos grupos da Champions 21/22.