Técnico Bernardinho admite preocupação com desgaste físico.
Home Destaques Bernardinho alerta para o cansaço e diz que é hora de testar atletas

Bernardinho alerta para o cansaço e diz que é hora de testar atletas

Técnico vê "sistema perverso" no calendário da VNL e admite preocupação com desgaste físico. Alan e Flávio serão poupados


Preocupado com o desgaste físico da Seleção Brasileira, o técnico Bernardinho explicou as mudanças na lista de relacionados para o próximo compromisso na Liga das Nações (VNL). O oposto Alan e o central Flávio, dois dos principais jogadores da equipe na competição, serão poupados diante da Turquia, neste sábado (19), às 3h30 (de Brasília), em Chiba, no Japão, com transmissão pelo Sportv2, VBTV e Canal do YouTube do Web Vôlei, sem imagens.

– Teremos mudanças para o próximo jogo para descansar dois jogadores que estão sentindo, o que complica, já que alguns estão sem ritmo. A culpa é minha nesse aspecto, porque eu queria formar uma base, que o time conquistasse confiança e vitórias. Agora, é hora de testar alguns jogadores também e dar um descanso para outros que estão fisicamente bem cansados – explicou o treinador.

O técnico também criticou o calendário apertado da VNL, que impõe jogos em menos de 24 horas de intervalo, o que dificulta a recuperação dos jogadores.

– A gente joga um jogo em menos de 24 horas e depois mais um jogo em menos de 24 horas também. É um sistema um pouco perverso, com três jogos em sequência, como aconteceu com a Argentina hoje. Teremos isso a partir de agora, e eu acho que isso não é positivo para os atletas. Acho que isso é uma coisa que coloca em risco a integridade física – apontou Bernardinho.

Apesar do triunfo em sets diretos diante dos japoneses, o técnico manteve o tom crítico e deixou claro que vê margem para a evolução do elenco.

– Foi uma partida dura. O Japão sempre com volume. Nós não jogamos uma partida de altíssimo nível, tivemos um pouco de altos e baixos, mas conseguimos uma vitória importante e agora é tentar jogar bem os próximos jogos. Vamos focar em buscar a melhor classificação possível para que tenhamos, em tese, um cruzamento menos complicado na China – concluiu o comandante.