Bernardinho e Thiago Vinhal
Home Destaques Bernardinho leva triatleta do Ironman para motivar Seleção
Destaques - Paris-2024 - Seleção Brasileira - 30 de julho de 2024

Bernardinho leva triatleta do Ironman para motivar Seleção

Thiago Vinhal reforça importância da superação mental em conversa antes de jogo contra Polônia


O técnico Bernardinho convidou o triatleta Thiago Vinhal, competidor do Ironman, para um papo com a Seleção Brasileira durante o treino desta terça-feira (30/7), na base de Saint-Ouen, nas proximidades de Paris. O encontro motivador aconteceu às vésperas do confronto contra a Polônia, que acontece nesta quarta-feira (31/7), às 4h (de Brasília), pela segunda rodada dos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

– Tive a oportunidade de encontrar um grande amigo, Thiago Vinhal, um super triatleta e Ironman. Ele bateu um papo super bacana com a rapaziada, falando da dificuldade que é um Ironman, das dificuldades que o atleta vive em cada momento. Foi um papo de descontração, mas ao mesmo tempo de motivação e de autoconhecimento, de questionar como é que você lida com situações de dificuldades. Eu acho que isso é uma coisa muito importante – disse Bernardinho.

Nesta mesma linha de raciocínio, Vinhal afirmou que buscou passar aos comandados de Bernardinho que tanto um Ironman quanto um atleta de vôlei precisam lidar bem com a saúde mental:

– Eu tive a honra e a alegria de vir aqui falar pro time do Brasil, num momento tão importante, aqui nesse espírito olímpico. A minha quadra é um pouco diferente. Eu nado 3,8 km, pedalo 180 km e corro 42 km, mas a nossa batalha é a mesma, é a batalha mental, que começa aqui dentro da nossa cabeça, com a decisão de dar o nosso melhor, a determinação de seguir o plano, trazendo todos os recursos que a gente tem internamente, que é a vontade, a nossa imaginação, a nossa energia, a nossa positividade e, é lógico: disciplina para colocar isso tudo na ativa, para colocar isso tudo movimentando. Tenho certeza de que vai dar Brasil! Já deu Brasil! – disse Thiago.

A Seleção precisa somar pontos para seguir sonhando com a classificação após sofrer uma derrota para a Itália na estreia, por 3 a 1. Na fase de grupos, o time encara ainda o Egito, na sexta-feira (2/8). Cada equipe joga três partidas. Os dois melhores de cada chave e os dois melhores terceiros avançam às quartas de final.

Em Paris 2024, a disputa pelo ouro começou com 12 equipes, divididas em três grupos de quatro equipes. As duas melhores de cada grupo, além dos dois melhores terceiros colocados, avançam para as quartas de final. A final, com ou sem a equipe de Bernardinho, está marcada para o dia 10 de agosto.