
Bernardinho vê Brasil mais marcado no Mundial, após bronze na VNL : “Nos colocaram de lado”
Bernardinho acredita que Brasil voltou a ser visto com outros olhos, após o pódio na Liga das Nações
Depois do bronze na VNL, em julho, com a vitória sobre a Eslovêna por 3 a 1 na disputa do pódio, o técnico da Seleção Brasileira Masculina de Vôlei Bernardinho aposta em uma marcação maior por parte dos adversários para cima do Brasil no Campeonato Mundial Masculino de Vôlei 2025. O Brasil estreia na competição neste domingo, às 10h (horário de Brasília), contra a China, pelo Grupo H.
Até a fase final da VNL, o Brasil era apenas uma seleção renovada, com rostos pouco conhecidos, em ritmo de recomeço, e que contava com a volta do treinador multi campeão Bernardinho, mas sem muita expectativa, diante de um cenário mundial dominado por França, Polônia e Itália, fora as seleções que cresceram nos últimos anos como Japão, Cuba, Eslovênia, Argentina e Estados Unidos.
Bernardinho: “Estavam olhando meio de lado”
– Não tenha dúvida. Estavam olhando o Brasil meio de lado, hoje, os olhos estão deste tamanho para o Brasil, o que torna o caminho mais complicado, e o desafio maior. Estão estudando, marcaram alguns jogadores na reta final da VNL. É natural. Antes a gente estava colocado de lado, agora é: “não podemos baixar a guarda porque os caras estão aí, estão chegando de alguma maneira”. Com certeza isso alertou o mundo – disse Bernardinho, em entrevista ao Globoesporte.com.
Ciclo até Los Angeles-2028
Bernardinho assumiu o Brasil em maio do ano passado, substituindo Renan Dal Zotto, que comandou a seleção de 2017 a 2023. Sem tempo para fazer mudanças, o Brasil disputou a Olimpíada de Paris-2024 e caiu nas quartas de final. Agora, Bernardinho assume o ciclo até Los Angeles-2028 desde o início.
Brasil x China pelo Mundial Masculino de Vôlei, onde assistir
- Mundial Masculino de Vôlei 2025
- Fase de Grupos
- Grupo H
- 10h – Brasil x China (horário de Brasília)
- Onde assistir: Sportv2, VBTV (streaming da Volleyball World) e no canal do Youtube do Web Vôlei (sem imagens)