Brasil
Home Liga das Nações Brasil, alterado, derrota as dominicanas na VNL
Liga das Nações - Seleção Brasileira - 3 de junho de 2022

Brasil, alterado, derrota as dominicanas na VNL

Kisy e Lorena, as novidades no time titular, tiveram boa atuação


O Brasil colecionou mais uma vitória na Liga das Nações feminina, na noite desta sexta-feira. Com mudanças na formação titular, a equipe dirigida por José Roberto Guimarães derrotou a República Dominicana por 3 sets a 1, parciais de 25-9, 16-25, 25-18 e 25-17.

O resultado recoloca a Seleção Brasileira na liderança da VNL após três rodadas. As comandadas por Marcos Kwiek seguem sem vencer na competição.

A oposto Kisy e a central Lorena foram as novidades na escalação titular, substituindo Lorenne e Diana, respectivamente. Ainda na metade do primeiro set, Zé Roberto trocou Pri Daroit por Ana Cristina, a última jogadora a se apresentar a este grupo para os treinamentos.

Mesmo com uma formação ainda mais jovem em quadra, o Brasil foi dominante. Na primeira parcial, uma aula. Saque fazendo estrago, bloqueio bem posicionado, volume de jogo na defesa e bom aproveitamento no ataque. O placar de 25-9 ajuda a entender o atropelo.

Na segunda parcial, as dominicanas voltaram errando um pouco menos, chegaram a abrir 6 a 2, levaram o empate, mas não sentiram. As caribenhas voltaram a ter vantagem na parada técnica (12-9), com Gaila Gonzalez crescendo no ataque. O passe brasileiro teve momentos de oscilação e colaborou para a diferença chegar a seis pontos. Ana Cristina cometeu erros em sequência no ataque, Zé tentou uma reação com a inversão do 5-1, mas a atuação, como um tudo, foi muito abaixo do normal.

Para voltar a estabilizar o passe, Pri Daroit retornou no lugar de Ana Cristina no terceiro set. O saque incomodou novamente as dominicanas, Kisy ditou o ritmo ofensivo e o Brasil manteve as rédeas da parcial até fechar sem sustos.

Um equilíbrio raramente visto anteriormente no confronto o terço inicial do quarto set. Pri Daroit apareceu mais no ataque e deu conta do recado. Julia Bergmann também cresceu no lado ofensivo, evitando sobrecarregar Kisy, a maior pontuadora do duelo com 20 acertos. A ponteira da Universidade de Georgia Tech ajudou a acelerar o fim do confronto com uma boa passagem pelo saque. A destacar mais  seis pontos de Carol no bloqueio, confirmando a liderança como a melhor do fundamento na Liga das Nações.

Neste sábado, às 22h, a Seleção Brasileira encerra a participação na primeira etapa da VNL diante dos Estados Unidos, às 22h.

Brasil: Macris, Kisy, Pri Daroit, Julia Bergmann, Lorena, Carol e Nyeme (líbero). Entraram: Ana Cristina, Lorenne, Roberta, Karina. Técnico: José Roberto Guimarães.

República Dominicana: Marte, Gaila Gonzalez, Peña, Guillen, Jineiry Martinez, Gonzalez e Caro (líbero). Entraram: Peralta, Dominguez, Mambru, Rodriguez (líbero). Técnico: Marcos Kwiek.