Brasil
Home Internacional Brasil bate a Argentina e é ouro no Pan-Americano
Internacional - Seleção Brasileira - 4 de novembro de 2023

Brasil bate a Argentina e é ouro no Pan-Americano

O Brasil voltou a subir ao lugar mais alto do pódio em pan-americanos após 12 anos desde a última conquista


O Brasil conquistou no torneio masculino de vôlei dos Jogos Pan-Americanos, em Santiago, no Chile, na noite deste sábado (4/11) e quebrou um jejum de 12 anos desde a última vez que subiu ao lugar mais alto do pódio na competição. A Seleção Brasileira comandada pelo técnico Giuliano Ribas, o Juba, derrotou a Argentina por 3 sets a 0 – parciais de 25-23, 25-13, 25-22 -, depois de vencer Cuba por 3 a 2 no encerramento da fase classificatória, e a Colômbia, ontem, na semifinal.

O ponteiro Conte, da Argentina e o central Judson, do Brasil, foram os maiores pontuadores do jogo, com 13 acertos cada. Darlan fez mais 12.

Foi o quinto ouro do Brasil na competição. Levantou o caneco nas edições de 1963, 1983, 2007, 2011 e agora 2023, igualando Cuba, outra que também venceu cinco vezes. A seleção verde-amarela não conquistava o ouro da competição desde a edição de Guadalajara-2011. Em 2015, em Toronto, perdeu o título para a Argentina e em Lima-2019 ficou com o bronze.

Tanto o Brasil quanto a Argentina disputaram o Pan-Americano com uma equipe alternativa, sem os jogadores que atuam no exterior. Juba escalou o Brasil com o levantador Brasília, o oposto Darlan, os centrais Otávio e Judson, os ponteiros Honorato e Adriano e o líbero Maique. Thiaguinho, Felipe Roque e Maicon entraram no decorrer da partida. A Argentina contou com dois jogadores que vão defender o Vôlei Renata nesta temporada: o levantador Demian González e o oposto Bruno Lima.

A Colômbia, comandada pelo técnico brasileiro Jorge Schmidt, ficou coma medalha de bronze ao derrotar Cuba por 3 sets a 1 – parciais de 32-30, 15-25, 29-27 25-15 – na abertura da rodada deste sábado. Foi a primeira vez na história que a seleção masculina colombiana subiu ao pódio em pan-americanos.