Brasil
Home Destaques Brasil bate a Itália na bola e na emoção e se garante em Paris-2024
Destaques - Paris-2024 - Seleção Brasileira - 8 de outubro de 2023

Brasil bate a Itália na bola e na emoção e se garante em Paris-2024

Depois de um início tenso no Pré-Olímpico, o Brasil se recuperou, achou a formação ideal e carimbou o passaporte para Paris


De virada e no embalo do Maracanãzinho, o vôlei masculino do Brasil garantiu, neste domingo, um lugar nos Jogos Olímpicos de Paris-2024. A vaga veio com a vitória emocionante e de virada por 3 sets a 2 sobre a Itália, atual campeã mundial e vice-campeã europeia, com parciais de 25-23, 23-25, 15-25, 25-17,15-11, no Ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, no encerramento do Pré-Olímpico. A 0utra vaga para Paris no Grupo a foi conquistada pela Alemanha, que terminou a competição na primeira colocação, vencendo times considerados favoritos como Brasil, Cuba e Itália. Veja aqui quem já se garantiu em Paris.

Lucarelli e Darlan foram os maiores pontuadores do Brasil, com 16 e 19 pontos, respectivamente. O destaque da Itália foi Lavia, com 16. Michieletto fez 14.

O técnico do Brasil Renan Dal Zotto iniciou a partida com a mesma formação das vitórias por 3 a 0 sobre Cuba e Irã, com o levantador Bruninho, o oposto Darlan, os centrais Lucão e Flávio, os ponteiros Lucarelli e Honorato e o líbero Flávio. Cachopa e Alan também entraram.

No segundo set, a Itália manteve o bom ritmo do fim do primeiro. Segurou um pouco os erros de saque e marcou a bola de segurança do Brasil, principalmente com Darlan. Alan veio para o jogo e Cachopa entrou quando a Seleção Brasileira perdia por 11 a 6. Numa boa sequência de saque de Alan, o Brasil virou a partida para 13 a 12 e incendiou o Maracanãzinho. A vantagem aumentou para 19 a 16, com Alan virando bem pela saída e Cachopa jogando com bastante velocidade e usando os meios. Mas a Itália não se desequilibrou. Encaixou bons saques e Gianelli fez a diferença na reta final para vencer, de virada, por 25 a 23.

Apesar da vitória italiana, Renan manteve Cachopa e Alan no jogo no início do terceiro set. O Brasil vencia até 12 a 11, mas, novamente, aos poucos, a Itália foi minando a virada de bola brasileira quebrando a recepção adversária. Michieletto encaixou quatro bons saques, a recepção caiu muito e acabou com a possibilidade de qualquer reação do time verde-amarelo, calando o Maracanãzinho. Arrasadora, a Azzurra fechou a parcial em 25 a 15.

Renan voltou com Bruninho e Darlan no quarto set e o Brasil atropelou. Darlan, que tinha apenas cinco pontos até então na partida, marcou 12 na parcial. A Itália sentiu o bom momento dos donos da casa e praticamente se entregaram na reta final. No tie-break, o Brasil abriu vantagem na segunda metade com Darlan novamente decisivo e fechou o jogo em 3 a 2.

BRASIL: Bruninho, Darlan, Lucão, Flávio, Lucarelli, Honorato e Thales. Entraram Cachopa, Alan e Adriano. Técnico: Renan Dal Zotto

ITÁLIA: Gianelli, Romanó, Sanguinetti,Galassi, Lavia, Michieletto e Balaso (líbero). Entraram: Bovolenta, Sbertoli. Técnico: Ferdinando De Giorgio,