Brasil bate a Sérvia e segue no G4
O Brasil perdeu o primeiro set, mas se recuperou e derrotou a Sérvia, no encerramento da terceira semana da VNL
O Brasil derrotou a Sérvia por 3 sets a 1 – parciais de 23-25, 25-23, 25-15, 25-22 -, neste sábado, em Rimini, na Itália, pela sexta rodada da fase classificatória da Liga das Nações de Vôlei Masculino e se manteve no G4 da competição. A Seleção descansa nos próximos três dias e só volta a jogar quarta-feira contra a Holanda, às 16h (de Brasília), pela sétima rodada. Veja aqui a programação do SporTV para a VNL na próxima semana.
A torcida pediu e o técnico Carlos Schwanke atendeu: em ótima fase, Douglas Souza foi mantido no time titular – já tinha começado jogando contra o Japão, na véspera – e não decepcionou. Foi o maior pontuador do Brasil e do jogo, com 22 pontos, seguido por Alan, com 19 e Lucarelli, com 18. Douglas tinha feito dupla de ataque com Leal contra os japoneses e, contra os sérvios, jogou ao lado de Lucarelli. A dor de cabeça agora, diante da boa fase de Douglas, é saber quem sai do time: Leal ou Lucarelli.
Pela Sérvia, Ivovic pontuou 14 vezes e Atanasijevic 12. Foi a melhor atuação do Brasil no bloqueio na Liga das Nações até agora. Não só pelos 14 pontos marcados, mas pela boa leitura do jogo, amortecendo as bolas do rival. A recepção também passou no teste, contra o poderoso saque europeu. Outro fundamento do Brasil que segue bem na temporada é o saque. Embora o número de erros ainda esteja alto, quando entra, vai forte.
O restante da equipe titular do Brasil neste sábado foi: Bruninho, Flávio, Maurício Souza e Thales (líbero). Thales e Maique seguiram se revezando no fundo. O líbero do Fiat Minas entrava para defender e o do Taubaté para passar. Flávio deixou a quadra no segundo set para a entrada de Isac, que teve novamente boa atuação, cada vez mais se firmando como o terceiro central do Brasil em Tóquio – considerando que Maurício Souza e Lucão como titulares na posição. Maurício Souza, no entanto, está voltando aos poucos de uma lesão na panturrilha e voltou para o banco no quarto set, com Flávio retornando ao time. Cachopa e Wallaca entraram rapidamente numa inversão do 5 x 1 no primeiro set.
Nesta segunda-feira, Lucão e João Rafael seguem para Rimini, e Felipe Roque – que machucou o joelho o está fora da competição -, além de Vaccari ou Pinta retornarão ao Brasil – só podem ficar 16 jogadores na bolha.
SELEÇÃO FEMININA
Neste domingo, é a vez da Seleção Feminina voltar à quadra, para enfrentar a Sérvia – que não enviou, para Rimini, sua principal jogadora, a oposta Boskovic -, às 11h (de Brasília), com SporTV, na abertura da terceira semana da fase classificatória. Serão disputados 15 jogo nesta fase – já estamos na sétima rodada – e os quatro melhores times avançam às semifinais. O Brasil é o terceiro colocado, com 15 pontos (5 vitórias e 1 derrota), atrás dos Estados Unidos (18) e Turquia (16), que estão invictos. A Sérvia é a sexta na tabela, com 10 pontos.
Depois da Sérvia, a Seleção Feminina enfrenta a Bélgica, segunda-feira, às 16h e a China, ainda sem Ting Zhu, que só chega à Itália no final da semana, quarta-feira, ás 11h.