Brasil
Home Destaques Brasil bate a Turquia e é bronze nos Jogos de Paris
Destaques - Paris-2024 - Seleção Brasileira - 10 de agosto de 2024

Brasil bate a Turquia e é bronze nos Jogos de Paris


O Brasil é medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Paris-2024. Com uma vitória por 3 sets a 1 sobre a Turquia, atual campeã europeia e campeã da VNL 2023 – parciais de 25-21, 27-25, 22-25, 25-15 -, na tarde deste sábado (10/08), na Arena Paris-Sul, a Seleção Brasileira Feminina conquistou a sexta medalha olímpica da sua história. São dois ouros (2008 e 2012), uma prata (2021) e três bronzes (Atlanta-1996, Sydney-2000 e Paris-2024).

O Brasil encerrou a sua participação nos Jogos de Paris com cinco vitórias (Quênia, Japão, Polônia, República Dominicana e Turquia) e uma derrota, para os Estados Unidos, na semifinal, por 3 sets a 2. A Turquia buscava uma medalha olímpica inédita. De qualquer forma, foi uma campanha histórica. Pela primeira vez as europeias terminaram uma edição dos Jogos entre as quatro primeiras.

Gabi foi o destaque do Brasil e maior pontuadora do jogo com 27 pontos. Vargas fez 26. Thaisa, novamente acionada com eficiência no ataque, terminou a partida com 17 pontos.

O Brasil começou o jogo nervoso, perdendo por 3 a 0, mas reequilibrou os ânimos e virou para 8 a 4. A distribuição, no entanto, preocupava. Roberta tentava usar mais Thaisa – maior crítica na derrota para os Estados Unidos na semifinal -, mas as turcas estavam atentas. Num bloqueio da bicampeã olímpica Thaisa em cima da Vargas, a Seleção Brasileira fechou o set em 25 a 21. O segundo foi com emoção, mas deu Brasil. Depois de um erro de ataque após um rali longo, Ana Cristina saiu de quadra e levou bronca de José Roberto Guimarães. Voltou na reta final para ajudar na virada brasileira no set: 27 a 25.

No terceiro set, a agressividade do Brasil no ataque caiu e a Turquia viu suas ponteiras crescerem de produção, dividindo a responsabilidade com Vargas e as europeias venceram por 25 a 22. No quarto, Zé Roberto fez a inversão do 5 x 1 com Macris e Julia Bergmann e deu certo. A fada vegana usou mais as centrais e acelerou bem as bolas da Gabi. O Brasil abriu seis pontos (15 a 9) de frente. Sahin, que vinha muito bem na distribuição, passou a usar menos sua principal jogadora Vargas, e o Brasil aproveitou.  Abriu 22 a 15, encaminhando a vitória na parcial e no set.

Zé Roberto manteve o time que vinha jogando com a levantadora Roberta, a oposta Rosamaria, as centrais Thaisa e Carol, as ponteiras Gabi e Ana Cristina e a líbero Nyeme. O técnico da Turquia Daniele Santarelli escalou um time bem diferente do que vinha jogando, com Gunes, Baladin e Karakurt no banco. A equipe titular foi: Sahin, Vargas, Cebecioglu, Ismailoglu, Kalac, Erdem e Orge.

Neste domingo (11/08), às 8h (horário de Brasília), Estados Unidos e Itália disputam a medalha de ouro com transmissão pelo Sportv 2, Cazé TV e pelo canal do Web Vôlei no Youtube (sem imagens).

BRASIL:  Roberta, Rosamaria, Thaisa, Carol, Gabi, Ana Cristina e Nyeme (líbero). Entraram: Julia Bergmann, Macris e Tainara. Técnico: José Roberto Guimarães.

TURQUIA: Sahin, Vargas, Cebecioglu, Ismailoglu, Kalac, Erdem e Orge (líbero). Entraram: Baladin e Karakurt. Técnico: Daniele Santarelli.