Brasil cai para a Polônia e fica fora do pódio da VNL
O Brasil foi derrotado pela Polônia por 3 sets a 2 – parciais de 25-21, 26-28, 25-21, 19-25, 15-9 -, na manhã deste domingo (23/6), na cidade de Bangkok, na Tailândia, na disputa da medalha de bronze da VNL Feminina 2024 e ficou fora do pódio da competição.
A equipe brasileira fez uma primeira fase perfeita, com 12 vitórias em 12 jogos, derrotou a Tailândia nas quartas de final, depois foi superado pelo Japão, no tie-break, nas semifinais e hoje pelas polonesas. As europeias repetem a colocação do ano passado, quando derrotaram os Estados Unidos na disputa do bronze.
Gabi foi a maior pontuadora do jogo com 22 pontos (19 de ataque, 2 de bloqueio e 1 de saque). Julia Bergmann entrou novamente muito bem no jogo, depois de começar no banco. Terminou a partida com 20 pontos (18 de ataque, 1 de saque e 1 de bloqueio), sendo 10 deles somente no quarto set, parcial em que o Brasil chegou a estar perdendo por cinco pontos de diferença e conseguiu reagir. Os destaques da Polônia foram Stysiak com 20 pontos e Lukasik com 21.
O Brasil perdeu a liderança do ranking mundial para a Itália. Os grupos da Olimpíada – que são definidos de acordo com o ranking – já foram sorteados. A Seleção Brasileira está no Grupo B ao lado de Japão, Quênia e Polônia. O título da Liga das Nações será decidido neste domingo. A partir das 10h30, Itália e Japão disputam o ouro com transmissão pelo Sportv e pelo canal do Web Vôlei no You Tube (sem imagem).
Menos de 24 horas da partida de hoje contra as polonesas, o Brasil veio de uma batalha de cinco sets e quase três horas contra as japonesas pela semifinal. O técnico José Roberto Guimarães começou o jogo com Macris, Rosamaria, Gabi, Ana Cristina, Thaisa, Carol e Nyeme. Mas, no segundo set, mandou Julia Bergmann para o lugar de Ana, que na terceira parcial passou a atuar como oposta. Roberta, Pri Darit e Kisy também entraram.
O Brasil sentiu muita dificuldade na virada de bola. Tanto Macris quanto Roberta jogaram pouco com Thaisa e Carol. Roberta tentou distribuir mais para as centrais no quarto set, mas sem muita efetividade. Com as opostas irregulares, Gabi novamente ficou sobrecarregada e, a partir do quarto set, foi muito bem marcada. No tie-break, Lavarini pediu para as suas jogadoras sacarem curto na nossa camisa 10, dificultando muito a distribuição da Roberta.
Brasil: Macris, Rosamaria, Carol, Thaisa, Gabi, Ana Cristina e Nyeme (líbero). Entraram: Roberta, Kisy, Julia Bergmann e Pri Daroit. Técnico: José Roberto Guimarães.
Polônia: Wolosz, Stysiak, Jurczyk, Korneluk, Medrzyk, Lukasik e Szczyglowska (líbero). Entraram: Smarzek, Wenerska, Lysiak e Czyrnianska. Técnico: Stefano Lavarini.