Mundial sub-17
Home Categorias de base Brasil conhece adversários do Mundial sub-17 feminino
Categorias de base - Destaques - Seleção Brasileira - 20 de fevereiro de 2026

Brasil conhece adversários do Mundial sub-17 feminino


A Seleção Brasileira já sabe quem serão as adversárias na disputa do Campeonato Mundial sub-17 feminino de 2026. A competição será disputada entre os dias 6 e 16 de agosto, em Santiago, no Chile, marcando a primeira vez que o país sediará um Mundial de vôlei em qualquer categoria e gênero.

O torneio terá 24 seleções, número superior às 16 que participaram da edição inaugural, realizada em 2024, em Lima, no Peru, quando a China conquistou o título.

A Ásia será liderada pela atual campeã China e pela vice de 2024, Japão. Também representam o continente a Coreia, campeã asiática sub-16, Taiwan, Filipinas e Tailândia, classificada como a segunda equipe melhor ranqueada entre as não qualificadas inicialmente.

A Europa contará com a Itália, medalhista de bronze na última edição, além da Polônia, atual campeã europeia sub-16; da Turquia, vice-campeã continental; e das seleções de Croácia, República Tcheca e Espanha. A Turquia, inclusive, já foi sorteada para o Grupo A, ao lado das anfitriãs chilenas.

Pela América do Sul, o Brasil chega como atual vice-campeão sul-americano sub-17. A Venezuela, campeã continental, também representa o continente, que ainda terá Peru (bronze no Sul-Americano) e Argentina, classificada pelo ranking.

Na América do Norte, a força fica por conta dos Estados Unidos, campeões da Norceca sub-17, além de México (vice), Porto Rico (bronze) e República Dominicana.

O continente africano será representado por Egito (campeão africano sub-16), Tunísia (vice) e Argélia (bronze).

O sorteio oficial que definirá a composição final dos grupos será realizado no dia 18 de março. As 24 equipes serão divididas em quatro grupos com seis seleções cada, em turno único na fase inicial. As quatro melhores de cada chave avançam às oitavas de final, quando a competição passa a ser disputada em sistema eliminatório até a decisão do título.