Brasil em Paris: curiosidades da convocação
Conheça melhor o elenco da Seleção feminina nos Jogos de Paris
O vôleifã conheceu, nesta quinta-feira (4/7), a lista de convocadas do Brasil para a disputa do vôlei feminino nos Jogos Olímpico de Paris. Confira algumas curiosidades sobre a delegação verde-amarela:
– Seis das 13 convocadas para Paris estiveram no pódio nos Jogos de Tóquio, em 2021, com a medalha de prata: Rosamaria, Macris, Roberta, Gabi, Carol e Ana Cristina.
– Seis jogadoras serão estreantes na Olimpíada: Lorenne, Tainara, Julia Bergmann, Diana, Nyeme e Natinha.
– Thaisa vai disputar a quarta edição olímpica: foi ouro em Pequim-2008 e Londres-2012, além da participação na Rio-2016, com eliminação nas quartas de final.
– Para a capitã Gabi, Paris será a terceira experiência consecutiva na principal competição esportiva do planeta.
– O elenco do Brasil tem média de idade de 28,5 anos. Thaisa, aos 37, e Ana Cristina, aos 20, estão nos dois extremos.
– Já a média de altura é de 1,84m. Thaisa, a mais alta, tem 1,96m, enquanto Natinha, a mais baixa, 1,62m. Na lista do Brasil, cinco jogadoras têm 1,90m ou mais.
– A primeira vez de José Roberto Guimarães na Olimpíada foi como jogador, em Montreal, no ano de 1976. O Brasil ficou em sétimo lugar. Dezesseis anos mais tarde, já como treinador, levaria a seleção masculina ao lugar mais alto do pódio em Barcelona-1992. Feito que repetiria nas edições de Pequim-2008 e Londres-2012 com a equipe feminina.
– Zé Roberto, inclusive, fará 70 anos durante os Jogos, no dia 31 de julho. A tabela não prevê jogo do Brasil na data. No dia seguinte, porém, duelo com o Japão, pela segunda rodada da fase de grupos.