Brasil encerra jejum de 3 anos e bate a Polônia na VNL
Com uma atuação muito concentrada, jogando bem e com o bloqueio voltando a funcionar, o Brasil derrotou a Polônia por 3 sets a 1 – parciais de 25-21, 25-17, 21-25, 25-23 -, na madrugada deste sábado (8/6), em Fukuoka, no Japão, pela quarta e última partida da segunda semana da VNL Masculina. A Seleção Brasileira não vencia os rivais havia 3 anos, desde a final de 2021, quando conquistou o título da Liga das Nações daquele ano.
Leal foi o maior pontuador do jogo com 22 pontos (16 de ataque, 2 de bloqueio e 3 de saque). Alan fez 19 (16 de ataque, 2 de bloqueio e 1 de saque) e foi outro destaque do Brasil. Kurek e Fornal, com 12 cada, deixaram o banco no terceiro set e foram os maiores pontuadores da Polônia. Foi a melhor atuação da Seleção Brasileira no bloqueio nesta Liga das Nações com 13 pontos no fundamento contra apenas cinco dos poloneses.
Bernardinho escalou o Brasil com o levantador Cachopa, o oposto Alan, os centrais Flávio e Lucão, os ponteiros Leal e Maurício Borges e o líbero Thales. Isac e Lucarelli não foram relacionados entre os 14 para essa partida. Darlan e Brasília entraram na inversão. Lukas Bergmann entrou para sacar. Confira aqui a classificação atualizada da Liga das Nações. A atuação no segundo set talvez tenha sido a melhor da Seleção neste ciclo para Paris, com sideout, passe, distribuição, bloqueio e saque funcionando com excelentes níveis de excelência.
O próximo adversário do Brasil é a Holanda, dia 18 de junho, às 6h, em Manila nas Filipinas, sede da terceira semana da Liga das Nações. Os outros compromissos da Seleção Brasileira na semana de encerramento da fase classificatória são contra Estados Unidos, Canadá e França.
Depois de perder os dois primeiros sets, a Polônia veio para o quarto set com quatro novidades na escalação: Klos, Fornal, Semeniuk e Kurek. O Brasil sentiu a agressividade adversária no saque e no ataque, mas no quarto set voltou a bloquear bem para parar a Polônia e fechar o jogo em 3 a 1. O resultado ajuda o time na disputa por vaga na fase final em Lodz.
VNL Feminina
Antes da terceira semana da VNL Masculina, haverá a terceira semana da feminina. O Brasil enfrenta a Polônia terça-feira (12/06), às 9h30, em Hong Kong, na China, no duelo dois dois únicos times invictos na competição até agora. Na sequência, a equipe do técnico José Roberto Guimarães enfrenta Alemanha, Turquia e Holanda.