Brasil estreia na VNL com apenas três remanescentes da prata em Tóquio
O Brasil estreia na Liga das Nações 2023 no dia 31 de maio, contra a China, em Nagoya, no Japão,
Com apenas três jogadoras remanescentes da conquista da medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021, o Brasil do técnico José Roberto Guimarães desembarcou ontem em Nagoya, no Japão, e terá pouco mais de uma semana para se preparar para a estreia na Liga das Nações 2023, dia 31 de maio, contra a China, às 6h (horário de Brasília), com transmissão pelo SporTV. Veja a tabela completa do Brasil na VNL.
Do grupo de 14 inscritas pelo treinador brasileiro para essa primeira semana da Liga das Nações, somente a levantadora Macris, a central Carol e a ponteira Ana Cristina subiram ao pódio olímpico há dois anos.
Além das três, estão em Nagoya a levantadora Naiane, as opostas Kisy, Lorrayna e Tainara; as ponteiras Julia Bergmann e Maiara Basso, as centrais Lara, Lorena e Diana e as líberos Natinha e Laís.
Ao longo dos próximos dias, se apresentarão no Centro de Treinamento do Voleibol, em Saquarema, a central Thaisa, a levantadora Roberta, a líbero Nyeme, a ponteira Pri Daroit e a oposta Lorenne. Rosamaria já se apresentou, mas ficou fora da primeira etapa para tratar uma lesão no abdômen. A central Julia Kudiess foi outra convocada por Zé Roberto, mas em seguida dispensada também para tratar uma lesão na canela e não vai disputar a VNL deste ano. A capitã Gabi deve integrar o grupo no dia 31.
Além da China, na estreia, o Brasil vai enfrentar, nessa primeira etapa, as seleções da Holanda, República Dominicana e Croácia. Todos os jogos serão transmitidos pelo SporTV. Veja a tabela.
– Nesta primeira semana vamos ter um plantel mais jovem – explicou Zé Roberto, em entrevista ao site oficial da Liga das Nações.
– São jogadoras que estiveram mais vezes no passado da Seleção, mas que ainda precisam ser testados e ganhar mais experiência. Vamos jogar contra adversários fortes no Japão e esperamos boas atuações. Estamos todos ansiosos para começar a temporada – completou o treinador.
O Brasil buscará seu primeiro título da VNL depois de conquistar a prata nas últimas três edições do torneio – perdeu para os Estados Unidos em 2019 e 2021 e para a Itália em 2022.